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DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE APOIO AO ENSINO DE ARTE E SOM PARA JOGOS DIGITAIS: ASPECTOS DE IMPLEMENTAÇÃO

SILVA, Marcos Gabriel Alves Da ¹; CARVILHE, Claudio Ricardo Vieira ³; MORO, Glaucio Henrique Matsushita ³; BRUCKHEIMER, Nathalia De Fatima ³; RIEPER, Gabriel ³; JUNIOR, Carlos Nascimento Silla ²
Curso do(a) Estudante: Superior De Tecnologia Em Jogos Digitais – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciência Da Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Aprender a arte de desenvolver jogos digitais é uma tarefa complexa e requer muita dedicação, empenho e exige um constante aperfeiçoamento. Muitos acreditam que a criação de um jogo é composta apenas pela união da programação com a arte. No entanto, há diversos ramos, de igual peso e importância nesse processo, que são essenciais para que o produto final se torne uma experiência interativa memorável. Dentre eles, temos o game audio, game design, marketing, storytelling e muitos outros. OBJETIVOS: Para facilitar a prática e o aprendizado inicial de algumas dessas áreas de atuação, foi desenvolvido o SonicSketch: Learning Lab, uma ferramenta estilo game template de auxílio ao professor que tem como foco, além de preservar o quesito entretenimento e desafio de gameplay, abstrair conceitos mais avançados no desenvolvimento de jogos e permitir com que os alunos ingressantes do Curso Superior de Jogos Digitais testem seus próprios sons e artes sem a necessidade de programar um jogo completo do zero ou interagir com engines mais complexas que demandariam um maior espaço de tempo e esforço para serem dominadas. MATERIAIS E MÉTODO: Essa estratégia de abstração permite aos discentes focarem na produção de assets sonoros e artísticos, vê-los em ação dentro dessa ferramenta educacional e, além disso, aprimorar suas habilidades de mixagem e coesão audiovisual. Nesse artigo serão abordados os aspectos de implementação desse software, desde o core loop dos quatro mini games até o planejamento e funcionamento do core feature de substituição dos assets e mixagem sonora. Serão apresentando os sistemas arquitetados, as classes e suas interações, as estratégias utilizadas para o desenvolvimento, os desafios enfrentados e suas soluções. RESULTADOS: Não foram realizados, com esse software, testes dentro das disciplinas do curso superior em questão até o momento. No entanto, os playtests executados em eventos internos da Universidade mostraram que ele foi capaz de chamar a atenção dos alunos por oferecer uma jogabilidade atrativa e diversificada, além de permitir a mixagem dos sons em tempo real. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dessa forma, acreditamos que SonicSketch, da mesma forma que seu antecessor PUCPR Sound Game (PSG), agregará bastante ao aprendizado dos alunos quando for utilizado em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Game Audio; Game Art; Educacional; Desenvolvimento de jogos digitais; Sonorização

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador