SISTEMA DE PRECIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES COM DRONES DE PULVERIZAÇÃO E VISTORIAS EM AGROFLORESTAS E AGRICULTURA

DANIEL, Davi Kaletka ¹; SOUZA, Pablo Georgio De ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento de um sistema de precificação para operações com drones de pulverização e vistorias em agroflorestas e agricultura, visando solucionar a falta de informação sobre a precificação desses serviços no Brasil. O projeto explora a inovação tecnológica aplicada na agricultura, destacando a importância de uma metodologia clara para precificação, devido às variações regionais de custos e à falta de normativas técnicas para precificação do setor. OBJETIVOS: O projeto tem como objetivos desenvolver e validar um método de precificação baseado no método KWF/FAO, identificando parâmetros que influenciam os custos dos serviços de pulverização com drones, e avaliando os custos reais envolvidos nessas operações. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo foi realizado na Fazenda Experimental Gralha Azul, onde foram conduzidos testes práticos visando entender a finalidade do estudo e realizar análises de como funciona a operação. Ainda foram feitos estudos de mercado através de um formulário que foi criado para coletar dados de empresas que prestam serviços com drones, e os resultados foram utilizados para construção uma ferramenta de precificação em planilha Excel. O método de precificação foi desenvolvido, mas não houve tempo hábil para sua validação com empresas. RESULTADOS: Foram identificados parâmetros importantes que influenciam os custos, preenchendo lacunas existentes no mercado. A ferramenta de precificação criada inclui variáveis como custo de aquisição do drone, vida útil da bateria, e custos operacionais. Embora o projeto tenha alcançado seus objetivos principais, a validação completa com as empresas não foi possível. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo destaca a importância de continuar o desenvolvimento da ferramenta, visando à democratização do uso de drones na agricultura brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Drones na Agricultura; sistema de precificação; agricultura digital

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.