AVALIAÇÃO DA FOSFATASE ALCALINA INTESTINAL DE ORIGEM SUÍNA SOBRE SALMONELLA, E. COLI E LACTOBACILLUS

ROCHA, Raissa Camargo ¹; BEZ, Isabela Cristina Colaço ³; CATOIA, Mariana Regina Rosa ³; TAQUES, Mariana Blanc ³; COSTA, Leandro Batista ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Para evitar o aparecimento de doenças causadas por microrganismos patógenos como Escherichia coli e Salmonella, são usados na indústria suinícola antimicrobianos melhoradores de desempenho (AMD), adicionados às dietas dos animais. O uso excessivo desses medicamentos traz consequências indesejáveis, como a resistência bacteriana. Com isso, buscam-se alternativas aos AMD. OBJETIVOS: O objetivo do presente projeto foi avaliar a ação antimicrobiana de uma possível alternativa aos AMD, a enzima fosfatase alcalina intestinal (FAI), sobre microrganismos patogênicos encontrados na produção de suínos, além de sua possível ação sobre microrganismos benéficos, por meio de testes in vitro. MATERIAIS E MÉTODO: Para a realização do teste de Concentração Inibitória Mínima (CIM), foram utilizados os meios de cultivo Mueller Hinton (MH) para Salmonella spp. e E. coli e o caldo Man, Rogosa e Sharpe (MRS) para Lactobacillus. As cepas bacterianas utilizadas, isoladas da produção de suínos, foram Escherichia coli (F4 (K88+), F5 (K99) stb e LT), Salmonella spp. (S. agona 13066, S. cholerasuis 10387/16, e S. typhimurium), e Lactobacillus (Lacticaseibacillus paracasei paracasei PUCPR 013, Lacticaseibacillus rhamnosus PUCPR 004 e Limosilactobacillus fermentum PUCPR 005), posteriormente preparadas em pools de bactérias na concentração de 5×106 células por mL. As mesmas foram adicionadas em placa de microtitulação de 96 poços, com adição de 100μL de meio de cultivo + tratamentos (concentração inicial de 8,4mg/mL de enzima, diluída em base 2, totalizando 11 poços, até 0,008 mg/mL) e 100μL de bactérias. Os grupos controle continham apenas meio de cultivo (controle negativo) e meio de cultivo + bactérias (controle positivo), com volume final de 200 μL. As placas foram posteriormente incubadas a 37° por 24h para posterior contagem. RESULTADOS: Na CIM, todos os poços apresentaram crescimento bacteriano >1000 μL/L, significando que a enzima nas doses testadas não apresentou inibição do crescimento bacteriano das cepas de Salmonella spp. e E.coli e não inibiu o crescimento de Lactobacillus. A partir desses resultados, não foi possível realizar o CBM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se observar que a FAI, nas doses testadas, não inibiu o crescimento de E.coli e Salmonella spp., mas também não inibiu o crescimento de Lactobacillus. Encoraja-se novos testes para estudar o potencial antimicrobiano da enzima, com novas dosagens.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ação antimicrobiana; 2. Alternativa a antimicrobianos; 3. Bactérias; 4. Enzimas; 5. Suínos.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI (MAI-DAI).