Logo PUCPR

DESIGN DA INFORMAÇÃO E PICTOGRAMAS: A SÍNTESE VISUAL NA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS SOBRE EFICIÊNCIA E ENERGIA EM AMBIENTES EMPRESARIAIS

CARVALHO, Vinícius Andrade ¹; CATAPAM, Leandro Tadeu ²
faixa-semic-branco.png
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa versa sobre como a eficiência energética pode ser otimizada nos ambientes empresariais em suas múltiplas e complexas formas. Assim, o campo do Design da Informação torna-se uma perspectiva ferramental de comunicação que visa auxiliar a estruturação de uma mentalidade efetiva sobre a energia e sua eficiência enquanto base de uma política sustentável abrangente e consciente. Nesse sentido, o problema de pesquisa tem seu enfoque em como o Design da Informação pode informar e gerar estímulos de comportamento que se desdobrem em ações, com uso de linguagem visual objetiva. OBJETIVOS: Com isso, os objetivos de pesquisa foram compostos pela criação de projetos de sinalização e identidade visual dentro de uma empresa multinacional e suas equipes de desenvolvimento de ações internas. MATERIAIS E MÉTODO: Englobando a análise de máquinas, processos e perfis de uso a pesquisa buscou suas base por meio de observação dos ambientes e demandas de projetos da empresa, criação de fundamentação teórica sobre o Design da Informação, eficiência energética e representações gráficas de síntese e pictogramas com a intenção de embasar as propostas práticas de desenvolvimento. O método híbrido de construção teórica e aplicabilidade prática buscou convergir as demandas da empresa nesse sentido ao contexto conceitual dos temas supracitados, aproximando a realidade acadêmica da prática. RESULTADOS: Assim, os resultados gerados foram viabilizados por meio de representações visuais compostas de elementos cromáticos, tipográficos e imagéticos, alinhando processos de criação e relações entre pesquisa científica e necessidades de comunicação, tornando a criação colaborativa e composta por uma diversidade de elementos equilibrados por uma unidade visual. Sob esse aspecto, as adaptações e flexibilizações do método de pesquisa foram essenciais ao desenvolvimento dos projetos em questão e a experiência tornou-se um aprendizagem mútuo entre a pesquisa e as equipes de desenvolvimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como conclusão observou-se que o Design da Informação é uma ferramenta que pode expressar e engajar posturas comportamentais de apoio à eficiência energética e seu impacto pode ser dinamizado em diversas camadas de pessoas em ambientes de trabalho. Assim, a complexidade do tema foi canalizada e discutida por meio de projetos especiais que indicaram caminhos de estruturação de uma mentalidade ampla sobre eficiência e energia. 

PALAVRAS-CHAVE: Informação. Design. Linguagem. Eficiência. Energia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Empresa
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador