COMPARAÇÃO DO ENSINO DE ANATOMIA PÉLVICA ENTRE MÉTODO TRADICIONAL E REALIDADE VIRTUAL (IDENTIFICAR POSSÍVEIS QUADROS DE CYBERSICKNESS NA AULA DE ANATOMIA PÉLVICA COM REALIDADE VIRTUAL)
INTRODUÇÃO: A anatomia é um dos pilares da Medicina desde os primórdios dos ensinamentos médicos e, da mesma forma que diversas áreas do ramo médico, esse objeto de estudo necessita de evoluções tecnológicas que permitam o seu melhor aprendizado, conforme a humanidade pede. Um dos meios atuais para isso é a implementação do uso de óculos de realidade virtual durante os ensinamentos do corpo humano, o que oportuniza uma grande imersão do estudante diante do assunto, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas a equipamentos digitais, possibilitando, assim, uma maior conexão com o objeto de estudo. OBJETIVO: Avaliar a respeito de potenciais sintomas que os óculos de realidade virtual possa causar, seja pequenas alterações visuoespaciais, incômodos ou até, então, um possível diagnóstico de cybersickness, de acordo com o que for relatado pelo usuário OBJETIVOS: I. Avaliar o quanto os sintomas são relevantes após o uso da RV. II. Avaliar quais sintomas são mais prevalentes após o uso da RV. III. Identificar possíveis quadros de cybersickness. MATERIAIS E MÉTODO: O objetivo desse estudo é identificar se o uso de óculos de realidade virtual causa sintomas capazes de alterar o estado inicial do participante, através do questionário proposto, impedindo-o ou não a voltar a utilizar essa tecnologia. o questionário utilizado para a realização do projeto se baseou no Simulator Sickness Questionnaire (SSQ) e no Virtual Reality Sickness Questionnaire (VRSQ). Os resultados das respostas às perguntas relativas à presença de sintomas (sim ou não) foram descritos por frequência absoluta e percentual. Para os escores de 0 a 10 da avaliação da intensidade do sintoma foram apresentados medianas, mínimos e máximos. Valores de p<0,05 indicaram significância estatística. Os dados foram organizados em planilha Excel e analisados com o programa computacional IBM SPSS Statistics v.20.0. Armonk, NY: IBM Corp. RESULTADOS: Dentre os sintomas mais prevalentes estão a dificuldade em manter o foco, dificuldade de concentração, visão embaçada e cabeça pesada. Nenhum sintoma avaliado no estudo teve um escore máximo de apresentação. Arrotos, náusea, sudorese, mal-estar generalizado e tontura com os olhos fechados não foram identificados por nenhum participante CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso da realidade virtual é um fator gerador de sintomas, mas que são incapazes de causar um rebaixamento cognitivo no usuário. Ainda não há ferramentas concretas para a realização do diagnóstico de cybersickness, todavia, com o conhecimento dos sintomas mais comuns a essa síndrome podemos identificar possíveis quadros e trata-los da melhor maneira, sem que ocorra um dano futuro maior ao paciente.
PALAVRAS-CHAVE: Anatomia;. Realidade virtual; Simulator Sickness Questionnaire; Cybersickness.