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MODELO EXPERIMENTAL PARA PUNÇÃO ECOGUIADA EM MODELO DE GELATINA E USO DE BOMBA DE SÍSTOLE-DIÁSTOLE

BIAGGI, Gabriel Scheidt ¹; MARONEZI, Maria Gabriela ³; KASAI, Caio Cesar Dos Santos ³; SILVA, Ricardo Bernardo Da ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Este estudo aborda o treinamento da punção venosa, um procedimento crucial na prática médica, por meio do uso de ultrassom, a chamada punção ecoguiada. Em situações emergenciais, a cateterização é vital, o que evidencia a relevância da competência nessa técnica. O acesso venoso central, que é realizado ao inserir um cateter em veias centrais, é usado tanto em emergências quanto em situações eletivas. Cerca de 5 milhões desses acessos são realizados anualmente nos EUA, com 15% resultando em complicações graves. A introdução do ultrassom melhorou a segurança e a eficácia deste tipo de procedimento, mas requer treinamento específico. A fim de conferir um treinamento apropriado, o uso de modelos práticos mais realistas é essencial para a formação médica eficiente, como proposto neste projeto. OBJETIVOS: Este estudo visa a criar um modelo de treinamento de punção ecoguiada o mais realista possível, fazendo uso de um molde de gelatina e próteses vasculares conectadas a uma bomba de sístole-diástole. O objetivo é oferecer um simulador acessível e eficaz para os estudantes de Medicina, de modo a treiná-los a fim de reduzir, com as técnicas de punção ecoguiada, possíveis complicações em acessos vasculares. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo transversal envolveu 44 alunos do 4º semestre de Medicina da PUCPR – Câmpus Londrina. Para a montagem do modelo experimental, foram utilizados dispositivos previamente desenvolvidos pelo professor orientador. Esses dispositivos consistem em um modelo de punção ecoguiada e uma bomba de sístole-diástole. Ambos os componentes foram construídos em projetos de pesquisa já concluídos e defendidos como Trabalho de Conclusão de Curso. Avaliações teóricas e práticas serão aplicadas a estudantes da PUCPR após o treinamento. A fusão de projetos anteriores resultará em um simulador que replica a circulação sanguínea, melhorando a aprendizagem dos alunos por se tratar de um simulador mais realista. RESULTADOS: Foi realizado estudo transversal com estudantes de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina, com aplicação de questionários e testes anteriores e posteriores à aula expositiva teórica e demonstração da técnica. Houve melhora nos parâmetros “questionário teórico”, “reconhecimento de materiais” e “punção fora do plano”. Contudo, devido ao baixo n amostral, não houve confirmação da hipótese de “punção dentro do plano” CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi desenvolvido um modelo experimental para treinar punção ecoguiada, baseado em modelos pré-existentes, que simula a técnica real com sucesso. Houve correlação do uso do modelo com melhorias no aprendizado nos aspectos teórico e prático. Após a aulas expositivo-prática, os alunos demostraram evoluções em testes teóricos e práticos. Embora a hipótese de aprendizado específico de punção ecoguiada dentro do plano não tenha sido comprovada, houve melhora geral na técnica fora do plano. O modelo será aprimorado e integrado ao treinamento de alunos de Medicina, Ademais, o modelo experimental desenvolvido se mostrou realista e melhor que modelos anteriores. Ele beneficia a educação médica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, proporcionando um aprendizado mais profundo envolvendo teoria, prática e avaliação. O modelo possibilita prática acessível e repetida, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento teórico com excelência.

PALAVRAS-CHAVE: Punção ecoguiada; Treinamento; Acesso vascular; Prática; Modelo experimental.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador