Logo PUCPR

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E MUSICAIS PARA A REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA NA DPOC: PROJETO “ESCALETA” ELETRÔNICA

GELENSKI, Geovanna ¹; ZAGHENI, Alessandro Ledra ³; GONÇALVES, Camila Siqueira Gouvêa Acosta ³; NOHAMA, Percy ²
faixa-semic-branco.png
Curso do(a) Estudante: Engenharia Biomédica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), causada por fatores como tabagismo e poluição do ar, limita o fluxo respiratório e afeta saúde gravemente. OBJETIVOS: A pesquisa visa o desenvolvimento de instrumento eletrônico “escaleta” para ajudar na reabilitação pulmonar e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto utiliza o Arduino Uno e Nano, como também sensores barométricos (BMP280 e Mps20n0040d), display LCD e chaves tácteis para criar um protótipo de instrumento eletrônico, a partir do acústico. Testes foram conduzidos para verificar o funcionamento dos sensores e do LCD, visando detectar a respiração do paciente. Além disso, um algoritmo em C foi desenvolvido para controle do instrumento. O trabalho incluiu pesquisa de bibliotecas, montagem de circuitos e testes de funcionalidade. RESULTADOS: Foram montados três protótipos para testes. O primeiro com o sensor BMP280 passou por testes de leitura, funcionamento e configuração da programação em linguagem C. O sensor mostrou sensibilidade limitada às mudanças de pressão. O segundo protótipo, com o sensor Mps20n0040d, teve resultados mais promissores, mostrando características específicas adequadas. O terceiro protótipo combinou ambos os sensores para fornecer informações consolidadas. Embora o hardware tenha sido minuciosamente projetado, a implementação nas carcaças dos instrumentos enfrentou desafios devido a sua estrutura, e demandará esforço e tempo adicional para solucioná-lo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar dos desafios, o progresso é notável, preparando-se para etapas subsequentes de desenvolvimento e validação terapêutica. A implementação completa possibilitará avaliações mais abrangentes e refinamentos.

PALAVRAS-CHAVE: Reabilitação respiratória; Musicoterapia; Sensor barométrico; Escaleta; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador