DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SERIOUS GAME PARA CAPACITAÇÃO E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA: ASPECTOS ARTÍSTICOS VISUAIS
INTRODUÇÃO: O projeto em questão busca abordar a problemática da violência, particularmente o abuso infantil, ao capacitar profissionais da saúde por meio de um jogo interativo. A ideia surgiu da percepção de que a identificação e notificação precoces podem evitar situações de violência. OBJETIVOS: O objetivo principal é instruir profissionais, especialmente aqueles que lidam com crianças, a reconhecerem sinais de abuso e a denunciarem adequadamente. MATERIAIS E MÉTODO: O conceito do jogo envolve uma simulação de consultas médicas com diversos casos, variando em complexidade e sensibilidade. Cada paciente e família agiriam de maneira distinta, exigindo do profissional a habilidade de adaptar-se para resolver problemas de forma eficaz. O jogo é baseado em escolhas, onde as ações do jogador influenciariam o desenrolar da história e as consequências das decisões tomadas. O foco principal do jogo é educar os jogadores sobre como denunciar possíveis casos de abuso infantil e também aprimorar sua capacidade de identificar situações suspeitas. O jogo foi projetado para ser um instrumento de conscientização, motivando os profissionais a reconhecerem a importância de sua atuação. RESULTADOS: O processo de desenvolvimento abrangeu várias etapas: definição do tipo de jogo e mecânicas, aspectos de game design e level design, criação de protótipos e moodboards, roteirização, desenvolvimento de mockups, produção de assets (incluindo cenários, personagens, interfaces, animações e sons), programação e refinamentos. A produção artística desempenhou um papel crucial no jogo, com o uso de ferramentas como Photoshop, Illustrator e Procreate. Houve um esforço para criar uma consistência visual, com atenção à paleta de cores e estilo dos elementos gráficos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No encerramento do projeto a equipe conseguiu produzir um jogo educativo que visa capacitar profissionais da saúde a lidar com casos sensíveis de violência infantil. O processo de desenvolvimento ressaltou a importância da colaboração e da comunicação contínua entre artistas, programadores e outros membros da equipe, garantindo que os objetivos educacionais fossem alcançados.
PALAVRAS-CHAVE: Jogo Sério; Abuso infantil; Profissionais de saúde; Capacitação; Conscientização