Logo PUCPR

VIABILIDADE TÉCNICA DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS SOBRE ALAGAMENTOS E DIMENSIONAMNTO DE TÉCNICAS DE COMPENSATÓRIAS (TC’S)

CIPRIANI, Andreina ¹; ROSA, Altair ²
faixa-semic-branco.png
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O rápido crescimento urbano, somado às mudanças climática podem estar causando problemas significativos nas cidades e exigem soluções eficazes e sustentáveis. A urbanização descontrolada muitas vezes resulta em impermeabilização do solo, aumento do escoamento superficial e maior vulnerabilidade a eventos climáticos extremos, como alagamentos, enchentes e secas. Para lidar com esses desafios, as soluções baseadas na natureza (SBN), neste projeto concretizadas como drenagem sustentável, estão ganhando destaque. Porém, existem vários obstáculos no emprego de SBN para drenagem sustentável, uma delas seria sobre o correto e mais eficaz método de dimensionamento dos sistemas. OBJETIVOS: Este projeto tem como finalidade fazer uma investigação dos modelos de dimensionamento de sistemas de drenagem urbana sustentável mais eficientes e utilizados. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia empregada foi a revisão sistemática da literatura. Um sistema de classificação por leitura e operadores booleanos foram usados para conduzir a pesquisa em um banco de dados. RESULTADOS: Mais de 30 metodologias diferentes, como equação IDF, SWMM, InfoWorks, Redes Neurais e algoritmos, foram examinadas em 50 artigos. A tabulação dos dados, que destacou estudos recentes e várias metodologias conhecidas, confirmou a relevância do assunto. Além disso, foi demonstrada a necessidade de melhorias em modelos base, como a incorporação de uma rede neural ao SWMM. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, dada a abrangência do tema e a necessidade crescente por sistemas eficientes de escoamento de águas pluviais, compreende-se a essencialidade de dar continuidade aos estudos. Realizar testes práticos e comparativos, além de criar ferramentas que auxiliem na escolha metodológica podem ser uma opção, tendo em vista a construção de cidades mais eficazes.

PALAVRAS-CHAVE: Modelos hídricos; Eficiência hidrológica; Sistemas de drenagem sustentáveis; Dimensionamento; Técnicas compensatórias.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Tecnológica com recursos do CNPq (Edital externo)
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador