Logo PUCPR

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM E-BOOK PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DO EXAME FÍSICO DE MEMBROS SUPERIORES

KIMURA, Eduardo Copi ¹; WALLIM, Liz Ribeiro ²
faixa-semic-branco.png
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Em razão da sua complexidade, o exame físico osteomuscular é negligenciado na prática clínica por estudantes de medicina e médicos. Contudo, trata-se de uma ferramenta que permite estabelecer hipóteses diagnósticas e guiar a investigação do paciente. As ferramentas da multimidia e-learning, como o e-book, podem ser utilizadas a favor do ensino médico, devido ao fácil e rápido acesso. OBJETIVOS: Avaliar a aceitação e percepção de aprendizagem de exame físico osteomuscular dos membros superiores por meio de um e-book. MATERIAIS E MÉTODO: : Foram incluídos estudantes com mais de 18 anos matriculados no Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que estejam cursando ou já tenham cursado o 4º período e a matéria de Reumatologia e que tenham acesso ao e-book. Os pesquisadores elaboraram um e-book para demonstração do exame físico osteomuscular de membros superiores. Após a produção, estudantes foram convidados a participar do estudo e aqueles que aceitaram o convite, receberam o material e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, junto com dois questionários para avaliação do material e para avaliação da aprendizagem. Os dados foram coletados, digitalizados em tabela do programa ExcelTM e analisados qualitativamente e por porcentagem simples. RESULTADOS: Houve 20 participantes no estudo. 12 fizeram uso completo do material e 8 fizeram apensa uso parcial. O percentual de satisfação em relação ao conteúdo e ao design do material foi de 95% e 85%, respectivamente. A didática e a objetividade do material foram apontadas como pontos positivos, enquanto que formatação e design como pontos negativos. Todos os participantes concordaram que o material facilitou o aprendizado de exame físico e 95% referiram que aprenderam com o material e o indicariam a um colega. Os 20 participantes concordaram que o material contém ao menos o essencial para a vida acadêmica ou médica e 70% utilizaram o e-book disponibilizado em consulta durante atendimentos. No questionário de avaliação de aprendizagem, todas as afirmativas atingiram 80% ou mais de concordância total e/ou parcial, sendo 21 das 23 afirmativas, 90% ou mais de concordância. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O e-book se mostrou como uma ferramenta eficaz da multimidia e-learning para ensinar exame físico osteomuscular dos membros superiores. Houve um percentual elevado de satisfação plena dos participantes em relação ao conteúdo e ao design do material disponibilizado. Diante dos resultados do questionário para avaliação de aprendizagem, é possível afirmar também que o material contribuiu para a aprendizagem dos participantes em relação ao exame físico. Além disso, o ensino por pares se mostrou efetivo no presente estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Exame Físico Osteomuscular; Reumatologia; Membros Superiores ; E-learning; E-book

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador