COMPARAÇÃO DO ENSINO DE ANATOMIA PÉLVICA ENTRE MÉTODO TRADICIONAL E REALIDADE VIRTUAL (AVALIAÇÃO DO NET PROMOTER SCORE E DO IMPACTO NA AULA TEÓRICA DE ANATOMIA PÉLVICA)
INTRODUÇÃO: com a evolução do estudo da Anatomia, a prática com peças cadavéricas vem tendo a sua utilização reduzida, a tecnologia surge então como um aparato complementar a essa prática. O uso de óculos de Realidade Virtual (RV) se tornou um auxílio para o aprendizado da anatomia da pelve, uma estrutura de difícil visualização em peças cadavéricas. Para a sua implementação como instrumento complementar no ensino da anatomia pélvica, é necessário avaliar o nível de satisfação e aderência dos estudantes, medidos através do Net Promoter Score (NPS OBJETIVOS: avaliar a satisfação e aderência ao uso de RV no ensino da anatomia prática da pelve, medidas através do NPS, dos alunos participantes na pesquisa de comparação do uso de óculos de RV para o estudo da anatomia pélvica com a metodologia tradicional MATERIAIS E MÉTODO: estudo experimental de metodologia pedagógica, randomizado, com delineamento longitudinal, intervencionista com o uso de óculos de RV. Foi aplicado em 24 participantes voluntários, cursando a matéria de Anatomia no curso de Medicina da PUCPR, a pesquisa de satisfação com o NPS após aula prática com os óculos de RV sobre anatomia da pelve. RESULTADOS: concluiu-se com esta pesquisa que o nível de satisfação e aderência dos participantes ao uso de óculos de RV no ensino da anatomia prática pélvica é alto, sendo 87,4% dos participantes presentes na zona de excelência, portanto, é uma metodologia válida a ser implementada, de forma complementar, no ensino de anatomia prática pélvica sobre o ponto de vista dos participantes envolvidos CONSIDERAÇÕES FINAIS: embora o uso de cadáver para o ensino da anatomia seja bastante usado nas faculdades da área da saúde, existem certas restrições com o seu uso, sendo então a aplicação da RV uma importante tecnologia alternativa complementar para ampliar os conhecimentos na área. Para a sua implementação, são cruciais uma experiência satisfatória e uma adesão por parte dos alunos usuários desta tecnologia. Com base nos resultados deste estudo, foi possível identificar que os óculos de RV são uma ferramenta válida, do ponto de vista dos participantes da pesquisa, a ser aplicada complementarmente à metodologia tradicional para o aprendizado prático da anatomia da pelve. Este achado mostrou uma grande promessa para as futuras aplicações dos óculos de RV no ensino da anatomia prática da pelve e outros órgãos e sistemas nos cursos que tenham esta matéria na grade curricular.
PALAVRAS-CHAVE: Anatomia; Ensino; Pelve; Óculos de Realidade Virtual; Net Promoter Score.