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AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DE UM PROTÓTIPO DE JOGO DIGITAL EM UM SERVIÇO ESPECIALIZADO DE REABILITAÇÃO

ROBASSA, Bruna ¹; MANFFRA, Elisangela Ferretti ²
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Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Biomédica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No contexto da reabilitação pós-AVC, destacam-se as terapias alternativas ligadas à tecnologia, como os jogos sérios. Este projeto contribui para o desenvolvimento de um jogo terapêutico para reabilitação motora pós AVC, tendo por base a dançaterapia. Um primeiro protótipo do jogo foi avaliado em um hospital de reabilitação e constatou-se a necessidade de ampliar o número de coreografias, que eram apenas três. OBJETIVOS: O objetivo geral do plano foi aumentar o número de coreografias disponíveis para o aplicativo de jogo de dança em desenvolvimento, de acordo com os objetivos terapêuticos da reabilitação pós-AVC. MATERIAIS E MÉTODO: Foram criadas 16 coreografias com objetivos terapêuticos de aumento de amplitude de movimento, transferência de peso, equilíbrio. As coreografias foram gravadas em estúdio. Foi então, estabelecido, para cada coreografia, os valores desejáveis para variáveis cinemáticas de interesse para fisioterapia. Após essa fase o processo de codificação das coreografias para inclusão no jogo foi iniciado, detalhando os movimentos, e os valores cinemáticos de referência para o desenvolvimento da pontuação no jogo. RESULTADOS: Foram criadas, gravadas em estúdio e codificadas 16 coreografias. A codificação, registrada em planilhas Excel, permitirá a pontuação adequada dos movimentos dos pacientes pelo aplicativo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo alcançou os objetivos estabelecidos com a criação e inclusão de novas coreografias no repertório do jogo sério, alinhadas aos objetivos da reabilitação e baseadas em medidas cinemáticas confiáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Acidente vascular cerebral; Reabilitação; Fisioterapia; Jogos Sérios; Codificação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador