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CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR DE PALPAÇÃO DE TIREOIDE PARA EDUCAÇÃO MÉDICA

SOUZA, Gabriella Bertrine De ¹; SZEJKA, Anderson Luis ²
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Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecatrônica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Controle E Automação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O trabalho de pesquisa desenvolveu um sistema de palpação da glândula tireoide de baixo custo com o objetivo de melhorar a aprendizagem das escolas médicas e reduzir/prevenir erros médicos. OBJETIVOS: O projeto consiste em um simulador que recria o movimento da tireoide durante a deglutição, proporcionando uma experiência realista para o treinamento médico. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia empregada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo científico exploratório. Foram estudados simuladores existentes, movimentos da glândula tireoide e técnicas de automação para desenvolver a arquitetura do sistema. A pesquisa utilizou revisão bibliográfica e testes experimentais em manequins para avaliar a solução proposta. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a inclusão das cartilagens tireoide e cricoide no simulador permitiu uma abordagem mais precisa durante o treinamento. Materiais como silicone e borracha nitrílica foram utilizados para modelar as tireoides e nódulos, proporcionando uma sensação tátil semelhante à tireoide humana. O custo total do simulador foi de aproximadamente 859,39 reais, tornando-o acessível para instituições de ensino com orçamentos limitados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em suma, o projeto de PIBITI desenvolveu um simulador de palpação da glândula tireoide de baixo custo, que pode melhorar a aprendizagem nas escolas médicas e contribuir para a redução de erros médicos. A tecnologia oferece uma ferramenta valiosa na formação de profissionais de saúde, aprimorando a prática clínica e melhorando o atendimento aos pacientes.

PALAVRAS-CHAVE: Simulador de palpação; Glândula tireoide; Treinamento médico; Tecnologia educacional; Anatomia simulada

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador