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PROTOCOLO DE CAPTURA DE ÁUDIO PARA UROFLUXOMETRIA SONORA

NAKATANI, Eduardo Klein ¹; SILLA, Carlos ³; MATTOS, Andre ³; CARVALHO, Deborah Ribeiro ²
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Curso do(a) Estudante: Ciência Da Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciência Da Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os sintomas do trato urinário inferior são prevalentes na população masculina com idade acima de cinquenta anos, requerendo avaliações precisas. Embora o estudo urodinâmico seja o exame recomendado, ser invasivo pode resultar em complicações, como hematúria e infecções do trato urinário. Como alternativa, a Urofluxometria, um exame menos invasivo, tem sido utilizada para auxiliar na determinação da causa dos sintomas. Recentemente, o desenvolvimento de dispositivos portáteis para realização do exame em ambiente domiciliar tem crescido, porém, o alto custo e a necessidade de treinamento tornam essa abordagem menos acessível. Neste estudo, propomos uma ferramenta de baixo custo e fácil utilização, baseada em algoritmos de inteligência artificial, que desempenha um papel similar à urofluxometria OBJETIVOS: Atualizar e avaliar os protocolos de captura de áudios e pré-processamento de dados para aprimorar a ferramenta proposta MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma revisão da literatura científica, buscando artigos relacionados à medicina que coletam áudios para classificação RESULTADOS: A revisão resultou na identificação de limitações e potencialidades dos protocolos existentes. Com base nas configurações e avaliações dos resultados da primeira versão do protocolo, foi proposta uma nova versão com melhorias significativas nas áreas de processamento de sinais sonoros. A utilização de filtros encadeados e modelos de aprendizado de máquina pré-treinados permitiu uma automatização mais eficiente dos processos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As alterações propostas resultaram em protocolos mais consistentes e robustos.

PALAVRAS-CHAVE: Urofluxometria sonora; Protocolo de coleta de dados; Processamento

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador