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JUSTIÇA RESTURATIVA E O DIREITO NAS ESCOLAS

MALACHIAS, Nicole Terra ¹; BIAGI, Talita Cristina Fidelis Pereira ²
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Colégio do(a) estudante: Colégio Marista Londrina, PR.
Supervisor(a) Nilson Douglas Castilho. Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina, PR,

INTRODUÇÃO: A justiça restaurativa é uma abordagem que busca resolver conflitos de forma pacífica, através do diálogo e da compreensão mútua. Essa abordagem é especialmente importante nas escolas, onde os direitos humanos são fundamentais. OBJETIVOS: O objetivo do presente trabalho foi trazer para os estudantes das escolas informações e instruções sobre os direitos humanos, em especial quanto a possibilidade de métodos restaurativos para solução de conflitos. Buscou-se ressignificar o papel do Direito Penal na sociedade, para trazer à realidade dos jovens um olhar humanizado, reintegrador e possível de se cumprir o principal precípuo do Estado de Direito: Garantir os direitos do homem e da Justiça. MATERIAIS E MÉTODO: Através da leitura de diversas bibliografias e da elaboração de uma cartilha direcionada aos estudantes, a pesquisa utilizou-se do método dedutivo para atingir seu objetivo. RESULTADOS: Ao invés de simplesmente punir os alunos por comportamentos inadequados, a justiça restaurativa busca entender as causas do comportamento, e trabalhar para resolvê-las. Isso pode incluir a realização de círculos de diálogo, onde os alunos são encorajados a se expressar e ouvir uns aos outros e muito importante que os educadores estejam bem treinados para dar uma melhor assistência as pessoas. Além disso, a justiça restaurativa deve ser usada em conjunto com outras abordagens, como a educação em direitos humanos, para garantir que os alunos estejam recebendo uma educação completa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sendo assim, uma abordagem importante para promover os direitos humanos nas escolas, mas é importante que seja utilizada de forma adequada e em conjunto com outras abordagens educacionais. PALAVRAS-CHAVE: Justiça restaurativa; Direitos humanos; Educação; Conflitos; Diálogo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador