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ATIVIDADES DE INGLÊS ADAPTADAS AO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTADO DO CONHECIMENTO

MARCHAUEK, Julia Emanuelly ¹; BERTOTTI, Gisele Rietow ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Colégio Social Madre Clélia
Supervisor(a) Simone Stocco Schiefer e Silva
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais e no comportamento psicomotor que se manifestam, geralmente, aos cinco anos de idade. Existem alguns tipos de TGD, e um deles é o autismo (TEA). O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento, que geralmente se manifesta a partir dos 3 anos, apresentando uma desordem complexa, percebida desde muito cedo ou durante o desenvolvimento da criança, caracterizado pela dificuldade na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos, interesses restritos e, dependendo do caso, sensibilidade sensorial. O autismo é patológico, e não tem uma causa específica que é apontada como causadora do TEA. Pessoas dentro do espectro autista costumam apresentar necessidades e dificuldades específicas, principalmente na parte social, o que pode representar algumas dificuldades na hora de incluí-los dentro da sala de aula. A inclusão desses alunos pode ser difícil, mas é muito necessária. Os alunos que possuem essas dificuldades podem, muitas vezes, precisar de adaptações tanto no material didático quanto na hora do ensino. OBJETIVOS: O presente artigo tem, como objetivo, explicar o que é o autismo, quais são as características específicas que pessoas dentro desse espectro podem ter e quais alterações podem ser feitas para que o ensino para eles seja adequado e promova a inclusão dentro da escola. MATERIAIS E MÉTODO: Ao longo do trabalho, conceitos como Atendimento Educacional Especializado, Tecnologias Assistivas e Sala de Recursos Multifuncionais serão vistos e explicados, além de uma análise de exercícios, que será feita com objetivo de tentar determinar se eles precisam ser adaptados ou se são adequados para a aplicação para alunos dentro do espectro autista. RESULTADOS: Ao longo do trabalho, conceitos como Atendimento Educacional Especializado, Tecnologias Assistivas e Sala de Recursos Multifuncionais serão vistos e explicados, além de uma análise de exercícios, que será feita com objetivo de tentar determinar se eles precisam ser adaptados ou se são adequados para a aplicação para alunos dentro do espectro autista. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao longo do trabalho, conceitos como Atendimento Educacional Especializado, Tecnologias Assistivas e Sala de Recursos Multifuncionais serão vistos e explicados, além de uma análise de exercícios, que será feita com objetivo de tentar determinar se eles precisam ser adaptados ou se são adequados para a aplicação para alunos dentro do espectro autista.

PALAVRAS-CHAVE: Autismo; Transtornos Globais do Desenvolvimento; Inclusão; Adaptação de exercícios.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador