Logo PUCPR

UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS PARA A DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL

LORGA, Luis Rafael ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual da Polícia Militar (Cel PM Felippe de Sousa Miranda).
Supervisor(a) Daniella Inglês Bueno. Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Este trabalho se insere no projeto “OBSERVA-Observatório virtual do compartilhamento de práticas inovadoras no ensino superior”. O OBSERVA é um portal web para a divulgação de práticas inovadoras realizadas por professores. Para a maior divulgação do Portal OBSERVA, as redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter começaram a ser utilizadas no ano de 2022. OBJETIVOS: A pesquisa tem como objetivo analisar as postagens realizadas nas redes sociais do Portal OBSERVA com base nos conceitos de marketing digital, buscando pontos a serem aprimorados para garantir uma divulgação mais eficiente do Portal. MATERIAIS E MÉTODO: A análise das postagens no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter do OBSERVA foi realizada com base nos 4 P’s e nos comportamentos do consumidor online, e posterior organização das observações em planilha contendo problemas da postagem e seu respectivo link. Foram analisadas 103 postagens do Instagram, 104 postagens do Facebook, 65 postagens do LinkedIn e 8 postagens do Twitter, sendo totalizadas 280 postagens. RESULTADOS: As postagens na planilha foram separadas em postagens de conteúdo, engajamento e divulgação, sendo o conteúdo material educacional, engajamento postagens com a finalidade de interagir com o público e divulgação postagens de anúncios e propaganda das atividades do Portal. A organização das postagens em planilha permitiu a visualização dos problemas mais recorrentes nas postagens. O Portal OBSERVA é um ambiente virtual online educacional, portanto a relação entre ensino e marketing justifica a grande importância dos conceitos de marketing e marketing digital para o OBSERVA. Aplicando o conceito dos 4 P’s ao Portal OBSERVA, cujo consumidor é o professor, o produto é o conteúdo educacional direcionado a esses professores e disponibilizado no Portal, o preço é o tempo que o professor leva para consumir o conteúdo, uma vez que não há custo monetário para a visualização dos conteúdos, a praça é o ambiente virtual e, por fim, a promoção é a divulgação via redes sociais. Dentre as postagens analisadas, 130 contém conteúdo educacional de grande relevância para docentes do ensino superior, mas sem nenhuma conexão ou divulgação para o site do Portal, não contendo nenhum link direto para o tal, assim falhando na tarefa de divulgar o site. Portanto, o trabalho conclui que as postagens de conteúdo educacional poderiam abordar os temas já tratados no Portal e conter links diretos para o material completo no site, assim cumprindo sua função de divulgação, bem como serem usadas para atrair professores com práticas relevantes, que poderiam ser compartilhadas no Portal, que se referissem ao conteúdo das postagens, servindo assim para aumentar o acervo de práticas inovadoras compartilhadas no Portal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este trabalho indica fragilidades nas redes sociais do Portal OBSERVA com base em apenas um aspecto de marketing digital, os 4 P’s. Sendo assim, é possível realizar trabalhos futuros com base em outros conceitos de marketing digital, chegando assim em diferentes pontos para melhoria da divulgação do Portal via redes sociais, atividade essencial para o aperfeiçoamento das técnicas de divulgação do projeto.

PALAVRAS-CHAVE: Portal digital; Marketing digital; Redes sociais; Conteúdo educacional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador