Logo PUCPR

CRIANDO CONTEÚDOS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

HOCHULI, Gabriel Belniaki ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual da Polícia Militar (Cel PM Felippe de Sousa Miranda).
Supervisor(a) Daniella Inglês Bueno. Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Interessado em não só complementar, mas da causa ativamente participar, uma nova frente de pesquisa veio a se criar: o Observatório de Inovações Práticas de Ensino e Aprendizado (OBSERVA). Com o objetivo de o professor valorizar, por meio de entrevistas passou a levantar características, propostas, competências e interações, sobretudo informações, buscando evidenciar práticas que vão ao professor e ao aluno ajudar, levando não só a facilitar, mas também diversificar o ambiente que todos os dias os dois devem atuar. OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios para a edição dos vídeos relativos à prática do professor a partir dos relatos produzidos utilizando os princípios do Storytelling. MATERIAIS E MÉTODO: Foram editados 8 vídeos que se encontram disponíveis no Portal Observa. Após os relatos dos professores via Ciclo de Palestra “Conversas com que gosta de ensinar”, foi realizada a curadoria digital do material: a seleção de imagens para a produção associado aos conceitos levantados pelos mestrandos e doutorandos; a criação de vídeos reduzidos (Reels), assim como posts de divulgação. RESULTADOS: Como resultados foi possível conceber um método para o processo produtivo dos vídeos completos, composto de configuração, transmissão, ajustes, upload e publicação; e outro para os vídeos síntese (reels), composto de ideação, conceituação, didatização marketing e trocas de opiniões. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse processo é compartilhado por todos que do grupo são pesquisadores, por meio de um ciclo de colaboradores, os quais devem em sua escala tratar as redes sociais digitais como se fossem seus amores. O processo é facilitado no grupo pelos organizadores, mestrandos e doutorandos, os quais montam escalas e propõem temas para que não acabemos por fugir do tema ou abordar postagens anteriores.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Inovação; Marketing; Redes sociais; Aprendizado.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador