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A PRESENÇA DE IMAGENS DE PERSONAGENS NEGROS E NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO NOVO ENSINO MÉDIO: AVANÇOS E RETROCESSOS

FILHO, Daniel Facundes De Albuquerque ¹; NASCIMENTO, Sergio Luis Do ²
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Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Costa Viana.
Supervisor(a) Antonio Flavio Claras.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Nesta pesquisa, busca-se entender se a lei 10.639/03 esta sendo contemplada nos livros de ciências humanas do novo Ensino médio e os seus avanços e desafios relacionados à presença de imagens de personagens negros e negras nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do novo ensino médio desde a promulgação da Lei 10.639/2003. A análise desses materiais revelou que, embora os livros selecionados atendam à obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, essa inclusão muitas vezes ocorre de maneira limitada e superficial. A pesquisa enfatiza a importância da representatividade adequada e não estereotipada dessas culturas para a construção de uma identidade positiva nas crianças negras e para promover o respeito à diversidade étnico-racial. OBJETIVOS: Objetivo pesquisar e analisar a representação e produção dos livros didáticos no contexto da nova proposta do Ensino Médio Nacional, bem como o papel desses materiais na construção de estereótipos e preconceitos. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa busca aprofundar sobre a importância da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino obrigatório da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas, e sua relevância na sociedade brasileira. Através da abordagem da Hermenêutica da Profundidade (HP) proposta por Thompson, pretende-se explorar as camadas subjacentes e as estruturas ideológicas presentes nos materiais educacionais, em especial nos livros didáticos. RESULTADOS: A pesquisa busca aprofundar sobre a importância da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino obrigatório da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas, e sua relevância na sociedade brasileira. Através da abordagem da Hermenêutica da Profundidade (HP) proposta por Thompson, pretende-se explorar as camadas subjacentes e as estruturas ideológicas presentes nos materiais educacionais, em especial nos livros didáticos. Para essa análise, foram selecionados três livros de Ciências Humanas com os títulos “Populações, Territórios e Fronteiras”, “Trabalho, Tecnologias e Desigualdade”, e “Ética, Cultura e Direitos”. Essa abordagem crítica visa a entender como essas obras lidam com a diversidade cultural e a pluralidade histórica, e como a legislação, como a Lei 10.639/03, é tratada nesse contexto. A análise se concentrará em avaliar em que medida os conteúdos dos livros didáticos abordam e incorporam os princípios da lei, e se contribuem para a promoção de uma educação mais inclusiva e igualitária. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao analisar minuciosamente os resultados, a pesquisa identificou a presença de sutis formas de racismo estrutural na sociedade, incluindo a marginalização de elementos de matriz africana e a demonização de religiões relacionadas. Porém, a Lei 10.639 foi reconhecida como um passo significativo para valorizar a contribuição dos afrodescendentes na construção do Brasil. A pesquisa concluiu que a integração efetiva das temáticas da Lei 10.639 requer um compromisso contínuo com a formação de professores e a supervisão escolar, visando a promoção de uma educação inclusiva e igualitária em todas as disciplinas. A pesquisa concluiu que a integração efetiva das temáticas da Lei 10.639 requer um compromisso contínuo com a formação de professores e a supervisão escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Livro-didático; Afro-brasileira; Lei.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador