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LEVANTAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DE DADOS SOBRE O ENSINO DE ERGONOMIA NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES

SILVA, Leticia Wagner Alberti Navarro Da ¹; BITENCOURT, Rosimeire Sedrez ²
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Colégio do(a) estudante: Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba.
Supervisor(a) Gesse Ferreira Lima. Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A ergonomia é uma disciplina que possui uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana (IEA, 2000). De acordo com a Associação Brasileira de Ergonomia, a ergonomia deve ser considerada como uma disciplina científica que busca o entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, sendo importante para a otimização do bem-estar humano e o desempenho global deste sistema de trabalho (ABERGO, 2022). OBJETIVOS: O objetivo desse projeto é realizar um levantamento de como a ergonomia tem sido considerada na formação dos cursos da Saúde no Brasil, por meio da análise das disciplinas. MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, realizou-se uma pesquisa que se caracteriza como de natureza básica e de abordagem quali-quantitativa. Este projeto de pesquisa foi iniciado com a delimitação de um escopo, sendo este, realizado através da plataforma do CNPQ, selecionando as instituições que portassem grupos de pesquisa nas áreas da Saúde e que envolvesse ergonomia. Os dados foram obtidos por meio do acesso às informações constantes nos sites das respectivas instituições, os quais foram tabulados e analisados com o uso do Excel®. RESULTADOS: Com base no levantamento chegou-se a um total de 12.578 disciplinas de acordo com os cursos da saúde das instituições de ensino que fizeram parte do escopo desta pesquisa. Sendo que deste total apenas 585 foram classificadas como disciplinas a ergonomia e isso representa apenas 4,4% do total de disciplinas. Dentre os principais resultados se pode citar que o curso de psicologia foi o que apresentou a maior quantidade de disciplinas com relação a ergonomia, somente o Mato Grosso do Sul não consta nenhuma em ergonomia. Ainda, merece destaque que a instituição de ensino com maior número de disciplinas foi a Universidade Federal de São Paulo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os achados desta pesquisa reforçam a necessidade de que existam mais estudos desta natureza a fim de que se possa propor melhorias na forma como este tema é abordado nos cursos da Saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Ergonomia; ABERGO; Área da saúde; Ensino.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador