Logo PUCPR

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 11 E 13: REDUÇÃO DOS RISCOS E AUMENTO DA RESILIÊNCIA À DESASTRES NATURAIS NAS ESCOLAS

MEDEIROS, Melissa Tavares ¹; POGOGELSKI, Mestranda Ana Luiza De Castilho ³; SILVA, Luciene Pimentel Da ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão (TECPUC)
Supervisor(a) Juliana Lobo Fecci
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A crescente ocorrência de desastres naturais tem ressaltado a importância de focar esforços na redução de riscos e ações contra esses eventos, principalmente em ambientes onde se concentra o futuro da sociedade: os jovens estudantes das escolas. Nesse contexto, a educação dos jovens tem se destacado como um pilar crucial para o futuro, caminhando lado a lado com a compreensão do meio ambiente em que vivemos e suas vulnerabilidades. OBJETIVOS: Conscientização, formação e envolvimento de lideranças nas Escolas para melhoria da percepção sobre as mudanças climáticas e os riscos de desastres que têm origem em eventos meteorológicos críticos no ambiente escolar e seu entorno, assim como aumento da resiliência e preparo para esses eventos críticos. MATERIAIS E MÉTODO: O recorte territorial de estudo é o TECPUC, e seu entorno, incluindo a Marista Escola Social Eunice Benato, susceptíveis às enchentes e inundações, além do alunado, professores e funcionários da Escola. A metodologia de pesquisa envolveu a leitura de artigos selecionados, preparo de resenhas, filme e de um questionário de percepção/sensibilização para jovens em idade escolar compatível com o ensino médio. RESULTADOS: Os resultados podem ser percebidos pelo engajamento da estudante na temática do estudo, refletido nos textos produzidos, e a influência sobre os colegas, professores e funcionários da Escola. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Agradecimentos ao CNPq e à PUCPR pela concessão da bolsa de estudos.

PALAVRAS-CHAVE: Desastres; Escolas; Mitigação; Adaptação; Emergências Climáticas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador