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ABORDAGEM ANDRAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE): UM ESTUDO DE CASO

SILVA, Lucas Stopinski Da ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
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Colégio do(a) estudante: Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão (TECPUC).
Supervisor(a) Juliana Lobo Fecci. Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O presente relatório descreve uma pesquisa de iniciação científica realizada no âmbito do projeto Letramento Acadêmico e Avaliação, vinculado ao Grupo de Pesquisa Teorias e Análises da Linguagem e Linguística Aplicada da PUCPR. O objetivo do projeto é compreender as dificuldades enfrentadas por estrangeiros no aprendizado da língua portuguesa e buscar melhores abordagens de ensino. OBJETIVOS: Nesta pesquisa, buscamos analisar as aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE) com base na Abordagem Andragógica, visando contribuir para sua implementação e aprimoramento. A Abordagem Andragógica promove a aprendizagem autodirigida e a participação ativa dos alunos. Pretendemos identificar práticas pedagógicas eficientes que incentivem a autonomia dos estudantes de PLE e melhorem seu desenvolvimento linguístico e comunicativo. MATERIAIS E MÉTODO: Durante o primeiro semestre, elaboramos um plano de trabalho com base na leitura de artigos relacionados aos objetivos do projeto. Após cada leitura, realizamos paráfrases para discussão nas reuniões de orientação. Também pesquisamos informações sobre países origem dos estudantes de PLE (Português como Língua Estrangeira) a fim de criar apresentações de slides que abordassem aspectos culturais, religiosos, gastronômicos e danças, relevantes para o aprendizado da língua-cultura desses alunos. RESULTADOS: A partir da aplicação de questionários, obtivemos informações relevantes sobre os alunos estrangeiros. O colégio TECPUC possui estudantes de diferentes nacionalidades e idades, a maioria vivendo no Brasil há mais de cinco anos. A motivação para o estudo da língua portuguesa é principalmente o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Os exercícios de gramática foram apontados como desafiadores, e as atividades de escrita e leitura foram as mais frequentes durante as aulas. Os estudantes se sentem confortáveis usando a língua no cotidiano, embora enfrentem alguma ansiedade e dificuldade com a entonação e o sentido das frases. O YouTube e outras plataformas online são os principais meios de uso da língua-cultura pelos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa tem fornecido informações valiosas sobre o ensino de PLE e a adaptação dos estudantes estrangeiros. Com base nos resultados obtidos, é possível direcionar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes, visando aprimorar o aprendizado e a comunicação intercultural dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem de língua estrangeira; Português como língua estrangeira; Abordagem andragógica; Práticas pedagógicas eficazes; Adaptação de estudantes estrangeiros.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador