Logo PUCPR

PLATAFORMAS E REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL: UM ESTUDO DE CASO

SETINARESKY, Fernanda ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Costa Viana.
Supervisor(a) Antonio Flavio Claras. Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O ensino a distância ganhou força nos últimos anos e muitas pessoas aderiram a ele 100%, outras ainda o mesclam com o presencial. Aprender uma nova língua usando as redes sociais e plataformas digitais a seu favor é um método ágil, eficiente, entretanto pode ser desafiador, principalmente quando você está introduzido em uma nova língua/cultura. OBJETIVOS: Este trabalho de iniciação cientifica buscou compreender como o uso das plataformas digitais pode ajudar na aquisição de uma língua adicional, em uma perspectiva pedagógica. MATERIAIS E MÉTODO: A aplicação dos questionários foi fundamental para a coleta de dados, por meio deles obtivemos as respostas dos alunos e de seus professores de língua portuguesa. RESULTADOS: O questionário apresentou como os alunos utilizam plataformas digitais e como essas ajudam no seu aprendizado e como os professores usufruem dos meios digitais para ensinar a língua portuguesa, como língua estrangeira, dentro e fora da sala de aula. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Buscamos uma visão holística a partir das variadas perspectivas dos estudantes estrangeiros por meio das diversas nacionalidades, experiências linguísticas e culturais deles.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem de PLE (Português como Língua Estrangeira); Ensinar Língua adicional; Plataformas digitais; Questionário.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador