Logo PUCPR

PROFESSORES(AS) INICIANTES QUE ATUAM EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA, PR: UM ESTUDO SOBRE O PERÍODO PANDÊMICO

LIMA, Maria Eduarda Sutil De ¹; FRAZON, Maristela Daiany Alves De Macedo ³; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln.
Supervisor(a) Maristela Daiany Alves de Macedo Frazon. Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O estudo busca entender a percepção de professores(as) iniciantes que atuam em escolas de Educação Infantil em Colombo, PR, sobre sua prática docente, com ênfase no período pandêmico. OBJETIVOS: O objetivo geral é investigar os fatores que interferiram na ação pedagógica de professores iniciantes que atuam em escolas de Educação Infantil em Colombo, PR, durante a pandemia. Os objetivos específicos são: contextualizar a Educação Infantil no município de Colombo, PR; investigar o que as pesquisas acadêmicas apontam sobre os fatores que interferiram na ação pedagógica de professores iniciantes que atuam em escolas de Educação Infantil durante a pandemia; conhecer as percepções de professores iniciantes que atuam em escolas de Educação Infantil no município de Colombo, PR, sobre os fatores que interferiram na ação pedagógica, com ênfase no período pandêmico. MATERIAIS E MÉTODO: Em primeiro lugar, foi realizado o embasamento teórico através de teses e dissertações que foram localizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, e artigos encontrados no Portal de Periódicos CAPES, por meio de descritores como “Professores Iniciantes”, “Educação Infantil” e “Pandemia”. Em seguida, foram realizadas entrevistas presenciais, seguidas pelo estudo e organização dos dados coletados para a elaboração do relatório final. RESULTADOS: A categoria trabalhada foi nomeada de “Fatores que interferiram na ação pedagógica de professores(as) iniciantes que atuam em escolas de Educação Infantil em Colombo, PR” e abrange as seguintes subcategorias: “Motivação para a escolha da profissão”, “Dificuldades encontradas em relação a Instituição”, “Dificuldades encontradas em relação aos colegas de profissão”, “Dificuldades encontradas em relação aos alunos”, “Dificuldades encontradas em relação às famílias e comunidades”, “Maneiras encontradas para superar as dificuldades relacionadas a Instituição”, “Maneiras encontradas para superar as dificuldades relacionadas aos colegas de profissão”, “Maneiras encontradas para superar as dificuldades relacionadas aos alunos”, “Maneiras encontradas para superar as dificuldades relacionadas às famílias e comunidades”, e por fim, “Como a superação dessas dificuldades vem te constituindo como profissional da educação”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao analisar as entrevistas realizadas, foi possível compreender quais são os fatores que interferem na ação pedagógica dos professores iniciantes que atuam em escolas de Educação Infantil em Colombo, PR e associá-los às pesquisas realizadas por ademais autores. Foi permitido reforçar hipóteses anteriormente consideradas sobre prováveis adversidades encaradas pelos docentes.

PALAVRAS-CHAVE: Professores iniciantes; Educação Infantil; Pandemia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador