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PROFESSORES(AS) INICIANTES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA, PR: UM ESTUDO SOBRE O PERÍODO PANDÊMICO

CARVALHO, Lorena Knoblauch De ¹; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski ²
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Colégio do(a) estudante: Colégio Nossa Senhora Medianeira.
Supervisor(a) Claudia Furtado de Miranda.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O trabalho em questão se desenvolveu a partir da necessidade de compreender de maneira mais aprofundada as dificuldades enfrentadas por professoras iniciantes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o período pandêmico, no sistema público e no sistema privado de educação no município de Curitiba, PR e região metropolitana. OBJETIVOS: O objetivo geral foi investigar os diversos aspectos que interferiram na ação pedagógica de professores iniciantes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas redes Municipal e Privada de Ensino na cidade de Curitiba, PR, durante a pandemia. Os objetivos específicos foram: contextualizar os anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Curitiba, PR; pesquisar os fatores que interferiram na ação pedagógica de professores iniciantes que atuam em escolas desse mesmo período durante a pandemia e, por meio da história oral, compreender e conhecer as percepções de professores iniciantes do Ensino Fundamental I, sobre os fatores que interferiram na ação pedagógica, com ênfase no período pandêmico. MATERIAIS E MÉTODO: A fundamentação teórica deste trabalho se deu seguindo as obras de Lotumolo (2014), Costa (2020), Stefanello e Tozetto (2022), Souza (2018), Cardoso (2013), Oliveira e Rocha (2022), Nono (2022), Pardin e Ciríaco (2019) e Pinheiro e Souza (2019). Em primeiro lugar, foi realizado o embasamento teórico através de teses e dissertações que foram localizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, e artigos encontrados no Portal de Periódicos CAPES, por meio de descritores como “professores iniciantes” e “anos iniciais”. Em seguida, foram realizadas entrevistas presenciais, seguidas pelo estudo e organização dos dados coletados para a elaboração do relatório final. RESULTADOS: A partir da revisão de literatura e da realização de entrevistas, foi possível mapear as principais adversidades experienciadas no município de Curitiba e em seu entorno. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa demonstrou que existem diversos problemas no sistema de ensino e que podem ser resolvidos com ações do governo federal e dos órgãos de educação. Percebeu-se, ainda, que diversos fatores podem interferir na prática de profissionais docentes e que, muitos deles, foram impulsionados pelo ensino remoto e o período pandêmico.

PALAVRAS-CHAVE: Docência; Anos iniciais; Professoras iniciantes; Pandemia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador