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O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO PLE (PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA) EM UM AMBIENTE MULTICULTURAL: UM ESTUDO DE CASO

SILVA, Anne Gabriele Coutinho Da ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
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Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual da Polícia Militar (Cel PM Felippe de Sousa Miranda) Supervisor(a) Daniella Inglês Bueno Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa aborda o ensino de Português como Língua Estrangeira/Adicional em ambientes multiculturais. OBJETIVOS: Tem como objetivo a compreensão e mapeamento de práticas no processo de aprendizagem, da mesma forma a percepção do professor em relação ao ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) para o ensino a migrantes matriculados na educação básica em nível de Ensino Médio, assim como, sua harmonia com documentos oficiais, conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o PNE (Plano Nacional de Educação), a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e o CREP (Currículo da Rede Estadual Paranaense). MATERIAIS E MÉTODO: À vista disso, autores como Edleise Mendes (2011), José Carlos Chaves da Cunha (2011) e Marcia Paraquett (2011) foram utilizados para ponderar sobre a relação entre língua-cultura, com ênfase no interculturalismo e principalmente, para auxiliar na averiguação do questionário aplicado às turmas de alunos migrantes e aos professores do curso de PLE do Programa Lampedusa, do Colégio Estadual Costa Viana e do TECPUC, baseados nos objetivos do plano de pesquisa. A metodologia e os recursos utilizados foram a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), junto à elaboração de um questionário, a observação e o reconhecimento de metodologias de ensino na sala de aula conforme documentos oficiais, assim como ações governamentais que visam garantir a educação de PLE. RESULTADOS: Em consequência do número cada vez maior de migrantes no Brasil, se faz necessária uma revisão no currículo de PLE dispondo-se de salas de aulas multiculturais, com a valorização da identidade e pertencimento do estudante estrangeiro na aprendizagem da língua portuguesa, relembrando o conceito de língua-cultura. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados obtidos foram consequentes da análise das respostas dos questionários. PALAVRAS-CHAVE: 1. Português como Língua Estrangeira; 2. Sala de aula plurilíngue; 3. Interculturalidade e Ensino multicultural; 4. Língua-cultura; 5. Prática discente e docente.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador