Logo PUCPR

ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SUA DIVULGAÇÃO

BRUM, Isabelly Dos Santos Torres ¹; PORTILHO, Evelise Maria Labatut ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln.
Supervisor(a) Gezelda Christiane moraes.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: E, especialmente, os autores dos estudos dos estilos de aprendizagem como, Kolb (1979); Alonso (1994). Após a divulgação do Inventário no formato físico, agora também se apresenta no digital – Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem 2.0 (www.metacognicao.com.br). OBJETIVOS: O objetivo deste relatório é a identificação do estilo de aprendizagem predominante dos alunos da rede pública e privada. Sendo o referencial teórico baseado nos autores que contribuíram para a construção do inventário Portilho/Beltrami para crianças, Portilho (2009), Portilho e Beltrami (2009). MATERIAIS E MÉTODO: Nesta pesquisa foi aplicado o Inventário Portilho/Beltrami de estilos de Aprendizagem 2.0 em escolas da educação infantil e anos inicias do ensino fundamental I, obtendo os resultados de acordo pela faixa etária entre 5 á 7 anos, pelo sexo da criança e a diferenças das escolas de rede pública e privada. RESULTADOS: Os resultados salientam que na escola de rede pública, o estilo predominante seria o teórico, com empate com o estilo combinado – reflexivo/teórico, o que difere da rede privada, aonde o estilo predominante é o reflexivo. Por idade, as crianças de 5 anos apresentaram a predominância no estilo reflexivo, já as de seis anos, houve um empate entre o estilo teórico e reflexivo. Na faixa etária de sete anos, o estilo predominante foi uma combinação entre o reflexivo/teórico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi realizada a preparação da divulgação do Inventário nas redes sociais, objetivando a venda dos instrumentos na versão digital, garantindo a pessoa que adquire a aplicação e o resultado a partir da fundamentação teórica que subsidia este material.

PALAVRAS-CHAVE: Estilos de aprendizagem; Inventário digital; Divulgação; Crianças pequenas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador