Logo PUCPR

O AUTOCUIDADO NAS REDES SOCIAIS

FARIA, Henrique ¹; OLIVEIRA, Maicon Douglas De ³; SANTOS, Lucas Araújo Dos ³; FISCHER, Marta Luciane ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão (TECPUC).
Supervisor(a) Juliana Lobo Fecci Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O autocuidado é a capacidade que as pessoas têm de promover saúde, prevenir doenças, lidar com enfermidades ou deficiências com ou sem apoio de um profissional de saúde. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o autocuidado é retratado pelos influenciadores em diferentes redes sociais e como os consumidores reagem a esses conteúdos. MATERIAIS E MÉTODO:. A análise foi realizada com base nos dados presentes nas seguintes plataformas: Google, Youtube e Twitter, utilizando o descritor “autocuidado”, considerando sempre os 100 primeiros tópicos apresentados. RESULTADOS: Segundo os dados obtidos, os materiais postados sugerem majoritariamente dicas de cuidados físicos, hábitos alimentares e cuidados com o emocional. Mesmo que a maior parte dos provedores não possua formação na área, os conteúdos possuem uma ligação direta com a bioética e seguem, por sua maioria, seus princípios. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Além disso, a maior parte dos espectadores recebem as informações de uma maneira positiva e ocasionalmente contribuem para as discussões com comentários e feedbacks.

PALAVRAS-CHAVE: Autocuidado; Saúde; Prevenção; Redes sociais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador