Logo PUCPR

EFICÁCIA DE CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO (AWARENESS) SOBRE O USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS

BORDIN, Breno Bernardi ¹; MADEIRA, Humberto Maciel Franca ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual da Polícia Militar (Cel PM Felippe de Sousa Miranda)
Supervisor(a) Daniella Inglês Bueno
Curso do(a) Orientador(a): Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A resistência antimicrobiana, apesar de ser um mecanismo natural dos microrganismos, é exacerbada pela utilização inadequada dos antibióticos, o que leva ao aumento da pressão seletiva, tornando mais fácil a disseminação de bactérias resistentes a esta classe de medicamentos. Por consequência, os tratamentos utilizados contra as patologias geradas por esses seres têm se tornado ineficazes, causando problemas para o paciente e para o sistema de saúde mundial, dado que microrganismos são facilmente transportados num mundo globalizado. Pensando nisso. a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a Semana Mundial de Conscientização Sobre a Resistência Antimicrobiana a fim de mitigar o problema da resistência através do conhecimento acerca da temática e gerando uma mudança de comportamento em relação ao uso dos antibióticos. Entretanto, essa conscientização deve ser realizada de maneira eficaz para que esse resultado seja positivo. OBJETIVOS: O objetivo do presente trabalho foi o de levantar informações sobre a eficácia de campanhas de conscientização no uso de antibióticos realizadas no mundo no período de 2001 a 2022. MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado envolveu uma revisão de literatura com buscas online utilizando-se o buscador Google Acadêmico e indexadores PubMed e Scopus, com uso dos termos antibiotic, resistance, campaign e awareness. RESULTADOS: foi confirmado que campanhas podem ser eficazes, a depender da sua adequação ao público-alvo, uso de multimeios (mídias digitais, impresso, abordagem pessoal e meios de comunicação) e fornecimento de informações baseadas em evidências. Dados de países europeus revelam que houve mudanças de atitude em relação ao uso adequado dos antibióticos, como os apontados pelas iniciativas European Antibiotic Awareness Day e a campanha italiana “Obiettivo Antibiotico”. Foram encontrados tanto resultados positivos quanto negativos em diferentes países, levando a crer que as campanhas quando realizadas de maneira correta podem acarretar na conscientização da população, ajudando a diminuir a resistência. Entretanto, é recomendado que haja a padronização na construção das iniciativas, utilizando critérios como design experimental e forma de coleta de dados, além de customização para a realidade local, para que uma maior quantidade de dados comparativos esteja disponível para auxiliar na interpretação dos resultados, mesmo que sejam realizadas em países diferentes, onde fatores culturais podem influenciar na eficácia das campanhas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dado o potencial de contribuição das campanhas de conscientização para mudanças de atitude da populção quanto ao uso de antibióticos, a realização dessas intervenções podem contribuir positivamente para a diminuição do grave problema de disseminação da resistência antimicrobiana.

PALAVRAS-CHAVE: resistência antimicrobiana; antibióticos; campanhas; eficácia; conscientização

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador