Logo PUCPR

PROTAGONISMO DAS MENINAS PELO MEIO AMBIENTE: PREOCUPAÇÕES E PERSPECTIVAS

BARCELOS, Eduarda Regina ¹; CANDIOTTO, Jaci De Fatima Souza ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Colégio Nossa Senhora Medianeira.
Supervisor(a) Claudia Furtado de Miranda.
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR

INTRODUÇÃO: Os movimentos feministas têm se destacado na promoção da sustentabilidade e na conscientização sobre a relação entre as injustiças sociais enfrentadas pelas mulheres e os problemas ambientais. Entre as ambientalistas, tem despontado lutas protagonizadas pelas novas gerações de meninas no engajamento de enfrentamento à crise climática e ambiental. OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa é identificar as iniciativas em âmbito nacional de lutas das Meninas pelo meio ambiente, procurando identificar suas preocupações e perspectivas. estudo contextualiza a interseção entre machismo e a dominação da natureza pela sociedade patriarcal, destacando como as mulheres têm sido líderes na luta contra injustiças ambientais. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi de caráter exploratório mediante revisão bibliográfica e consultas online de relatos de ativistas e líderes femininas. RESULTADOS: É fundamental valorizar e incentivar o protagonismo das meninas em causas ambientais. Reconhecer a importância de suas contribuições e garantir a equidade de oportunidades e recursos é essencial para que continuem a liderar e inspirar futuras gerações na busca por um planeta mais saudável e sustentável. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação para meninas é apontada como uma solução crucial para o enfrentamento das mudanças climáticas, de modo em que as empodera a ocupar cargos de liderança e promove ações sustentáveis para um futuro mais equitativo e consciente.

PALAVRAS-CHAVE: Meninas; Meio ambiente; Mudanças climáticas; Liderança; Educação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador