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UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM JOGOS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES

FERNANDES, Gabriela Fraga ¹; SARDETO, Patricia Eliane Da Rosa ²
faixa-semic-branco
Colégio do(a) estudante: Colégio Marista Londrina
Supervisor(a) Nilson Douglas Castilho
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Na década de 1950, Allan Turing, um matemático, criptoanalista britânico e cientista da computação, publicou o artigo Computing Machinery and Intelligence. O projeto de Turing aborda as formas possíveis que as máquinas seriam direcionadas para entender, aprender e aplicar, assim como os humanos, sua própria “inteligência” na solução de problemas. Ele também explicou a capacidade das máquinas com IA em apresentar um comportamento similar ao de um ser humano, chamado de Teste de Turing. OBJETIVOS: Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar as modalidades da Inteligência Artificial e sua aplicação, retratando por meio da literatura os impactos positivos e negativos que ela pode trazer para sociedade. Buscou também entender sua utilização em jogos digitais e identificar possíveis problemas que a IA pode trazer para os jogadores. MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, utilizou-se do método sistêmico, proposto por Maturana e Varela. RESULTADOS: Foram analisados dois jogos digitais, PAC-MAN e Alien: Isolation, indicando suas características e a funcionalidade da Inteligência Artificial dentro do jogo. Por fim, o estudo indicou que o uso da Inteligência Artificial em jogos digitais apresenta pontos de atenção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, precisa haver uma constante verificação, por parte da sociedade e de órgãos de controle, dos algoritmos utilizados nos jogos digitais e das atribuições da AI.

PALAVRAS-CHAVE: Quarta Revolução Industrial; Inteligência Artificial; Jogos digitais; Direito.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador