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PROCESSO DE COLETA, ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE A PARTIR DE ESTUDO DE REVISÃO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS AOS ORIENTADORES DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI (PARTE 2)

OLIVEIRA, Luiz Carlos Wurster Arns De ¹; LARA, Kassiany Cordeiro De ³; GRANZOTTI, Camille Zocolotte ³; GONÇALVES, João Vitor ³; JUNIOR, Roque Correa ²
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Colégio do(a) estudante: Escola Internacional de Curitiba.
Supervisor(a) Fabio Cruz.
Curso do(a) Orientador(a): Educação – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Os estudos de revisão se manifestam como ferramentas indispensáveis ao pesquisador, auxiliando de maneira significativa na exploração de evidências, análises de tendências e na identificação de lacunas que merecem atenção. Entre os diferentes tipos, destaca-se o Estado da Arte, que se dedica a apresentar um panorama completo das investigações realizadas em um domínio específico do conhecimento. Esse panorama não apenas ilustra a evolução de uma área, mas também é capaz de apontar direções futuras e identificar oportunidades para novos estudos. A importância desse processo reside na necessidade de sistematizar todas as etapas, assegurando que outros pesquisadores possam replicar o método adotado. Isso confere ao estudo de revisão uma aura de rigor científico, aumentando a sua validade e confiabilidade. No âmbito deste estudo, o foco se volta para o entendimento das etapas intrínsecas a um estudo de revisão, tendo como base uma pesquisa Estado da Arte voltada aos saberes fundamentais para orientadores de pesquisadores em educação, englobando pesquisas internacionais. No cenário da orientação, quatro categorias distintas de saberes são identificadas: o saber teórico, que remete ao conhecimento acadêmico; o saber prático, ligado à aplicação concreta; o saber agir, que engloba habilidades práticas; e o saber ser relacionado a atitudes e posturas profissionais. OBJETIVOS: Nesse contexto, o objetivo deste estudo é esmiuçar as fases que compõem um estudo de revisão, utilizando um estudo Estado da Arte sobre os saberes essenciais para orientadores de pesquisadores em educação no século XXI como ponto de partida. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso foi realizado um levantamento de pesquisas com o descritor “advisor” na base de dados Web of Science totalizando 774 textos científicos. Na primeira fase de exclusão por títulos, 702 textos foram desconsiderados por não apresentarem a temática; na segunda fase, exclusão por resumos, 685 textos foram excluídos. Sobraram para análise um total de 17 artigos com a temática elencada. RESULTADOS: A análise desse processo de desenvolvimento de estudos de revisão destaca desafios peculiares, como a formulação precisa de questões e objetivos, a delimitação criteriosa do escopo e a elaboração de um cronograma viável, além da limitação de acesso aos textos científicos pagos. A escolha das bases de dados e dos descritores requer atenção meticulosa, visto que a seleção inicial pode necessitar de ajustes ao longo do processo. O processo de análise, por sua vez, exige do pesquisador um profundo entendimento do arcabouço teórico envolvido, aliado a uma clareza precisa sobre os objetivos da pesquisa. A etapa final de construção do relatório exige habilidades de organização lógica e síntese, para apresentar os resultados de maneira coerente e compreensível. No entanto, os resultados obtidos durante essa análise apontam uma lacuna considerável na pesquisa sobre orientação na formação de pesquisadores em educação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, fica evidente a grande importância da orientação na formação de pesquisadores, com os orientadores desempenhando papéis multifacetados, desde a personalização da orientação até o fornecimento de apoio emocional, conselhos e desenvolvimento ético. Torna-se claro que mais investigações são necessárias, especialmente incorporando a perspectiva dos orientadores, para uma compreensão abrangente e completa da dinâmica da orientação na pós-graduação

PALAVRAS-CHAVE: Orientação; Pesquisadores; Pós-Graduação; Estado da arte.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador