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ANÁLISE DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS DE FÍSICA

MONTEIRO, Rafael Moreira ¹; SILVA, Otto Henrique Martins Da ²
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Colégio do(a) estudante: Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão (TECPUC).
Supervisor(a) Juliana Lobo Fecci.
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e trata de uma abordagem sobre o papel da matemática no ensino de física na educação básica. O ensino de Física realizado nas escolas é feito por meio da linguagem matemática, no entanto, com o intuito de entender de uma maneira mais aprofundada sobre como tais disciplinas se relacionam no ensino escolar, a pesquisa busca estudar como as fórmulas matemáticas e matérias se mesclam no estudo por intermédio da formulação conceitual, princípios e leis físicas expressas nos livros escolares do ensino médio. OBJETIVOS: O objetivo desse trabalho é entender sobre a aplicação da linguagem matemática na física e em seu ensino nos manuais didáticos, focando principalmente no ensino médio e no conteúdo de mecânica, entendendo como tal linguagem afeta a maneira de aprender a matéria de física no ensino. Além disso, a pesquisa busca verificar nos conteúdos de física a linguagem matemática que estrutura o conhecimento físico. MATERIAIS E MÉTODO: A realização da pesquisa se deu por meio de leituras e análises de leis e teorias físicas, tendo como objeto de estudo os livros didáticos de física da FTD que o autor utiliza durante aulas, além das leituras realizadas para criar uma base mais sólida para o estudo realizado. RESULTADOS: O resultado da pesquisa mostra três áreas predominantes do ensino matemático que influenciam a formação do ensino físico, sendo elas a trigonometria, geometria e álgebra, pois são as mais perceptíveis durante a leitura de fórmulas físicas e a efetuação de problemas que envolvem as mesmas. Essas fórmulas fazem parte da linguagem matemática presente nos conteúdos de Física e, também, servem para estruturar o conhecimento físico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: De acordo com os resultados da pesquisa, é possível ver que os conteúdos estão interligados desde a forma escrita, resolução e descrição, ou seja, a linguagem matemática está presente nos conceitos e definições, teorias e leis físicas, sendo o “meio” estruturante do conhecimento físico, conforme verificado nas análises realizadas durante a pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de física; Linguagem matemática; Conhecimento físico; Conhecimento matemático; Mecânica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador