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PROCESSOS DE COLETA, ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS EM ESTUDOS DE REVISÃO

GONCALVES, Joao Vitor ¹; JUNIOR, Roque Corrêa ³; GRANZOTTI, Camile Camille Zocolotte ³; LARA, Kassiany Cordeiro De ³; OLIVEIRA, Luiz Carlos Wurster Arns De ³; LELIS, Diego Andrade De Jesus ²
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Colégio do(a) estudante: Colégio Marista Paranaense.
Supervisor(a) Calina Friedrich Monteiro Cezar.
Curso do(a) Orientador(a): Educação – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Os estudos de revisão se apresentam no cenário da pesquisa como meio pelo qual os pesquisadores podem fazer levantamentos sobre as pesquisas realizadas em determinada área do conhecimento, evidenciar as lacunas e propor estudos sobre a temática. As pesquisas do tipo estado da arte apresentam o levantamento das investigações realizadas em determinada área. Percebe-se que esse processo necessita ser sistematizado para garantir que outros possam repetir o processo, dando a esse tipo de estudo o caráter de cientificidade. Esta pesquisa apresenta as etapas de um estudo de revisão a partir de uma pesquisa do tipo estado da arte sobre os saberes necessários para os pesquisadores orientadores de pesquisadores em educação apresentados em pesquisas. No contexto da prática dos orientadores, quatro categorias principais de saberes são identificadas: o saber teórico; o saber prático; o saber agir e o saber ser. OBJETIVOS: objetiva investigar as fases de um estudo de revisão do tipo Estado da Arte por meio do acompanhamento e auxílio de um estudo sobre os saberes necessários aos pesquisadores orientadores de pesquisadores em educação do século XXI. MATERIAIS E MÉTODO: foi realizado um mapeamento das pesquisas que abordavam a relação de orientação para formação de pesquisadores em educação. A coleta de dados foi realizada nas plataformas EBSCO e ERIC. Foram coletados 2193 artigos, aplicados os critérios de exclusão – pesquisas que não abordavam a orientação na PGSS em educação, pesquisas publicadas antes dos anos 2000, manuais e ensaios-, restaram 20 artigos para a análise. RESULTADOS: Destaca-se que as etapas de desenvolvimento de um estudo de revisão apresentam dificuldades em seu desenvolvimento a exemplo da elaboração da questão e dos objetivos, uma vez que o pesquisador necessita fazê-la de modo claro e simples, assim como a delimitação do escopo e o cronograma. Destaca-se ainda que a escolha das bases de dados deve ser realizada a partir do tema e dos objetivos e, de igual maneira, a escolha dos descritores. Esses são percursos que exigem a mobilidade do pesquisador em alterar as escolhas primeiras sobre as bases e descritores. O processo de importação apresenta-se como um elemento dificultador, uma vez que as bases não possuem um modo único para a exportação, fazendo com que o pesquisador tenha que saber utilizar diversas ferramentas. O processo de análise requer do pesquisador um amplo domínio do referencial teórico sobre o tema investigado e a clareza dos objetivos da pesquisa. Por fim, compreende-se que a construção do relatório exige do pesquisador a habilidade de elaboração lógica para a apresentação dos dados e a capacidade de síntese. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise dos resultados mostrou escassez de estudos sobre a orientação de pesquisadores na área de educação, com a maioria das pesquisas focando na perspectiva dos orientandos em detrimento da visão dos orientadores. Destaca-se a importância da orientação na formação de pesquisadores, ressaltando o papel dos orientadores na personalização do processo de orientação, apoio emocional, fornecimento de conselhos e desenvolvimento ético. A pesquisa também destaca a necessidade de mais estudos que incorporem a perspectiva dos orientadores.

PALAVRAS-CHAVE: Orientação; Pesquisadores; Pós-Graduação; Estado da arte.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador