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VIOLENCIA E PRÁTICAS RESTAURATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR

REOLON, Ana Beatriz Kampmann ¹; LIMA, Cezar Bueno De ²
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Colégio do(a) estudante: Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Supervisor(a) Cristiane Maria Marcolla Gambus. Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O projeto central do orientador Cezar Lima Bueno intitulado “Práticas restaurativas nas escolas: como os estudantes imaginam equacionar os conflitos interpessoais sem o uso da punição?” consiste em analisar a interpretação de direitos humanos na sociedade e em incentivar a introdução das práticas restaurativas em ambiente escolar. Partindo dessa hipótese o projeto aqui desenvolvido, com o presente tema: Direitos Humanos na percepção dos jovens de diferentes tipos de realidade, em âmbito escolar e social. Tem como intuito observar as interações sociais e o conhecimento dos jovens sobre seus direitos, a partir da introdução da educação em Direitos Humanos, e da educação como prática de liberdade. O debate contextualizado e a ressignificação dos direitos humanos no espaço escolar, juntamente com o pressuposto da democracia deliberativa e das práticas restaurativas podem oferecer, em caso da ocorrência real ou potencial de conflitos em âmbito educacional e social. É perceptível a questão de desigualdade no Brasil, en-tretanto, a educação, em todas as suas formas e níveis, deve ser sempre: disponível, acessível, aceitável e adaptável. A educação como direito humano e considerada um direito social integrante da denominada segunda geração de direitos, formulados e afirmados a partir do século XIX. OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa, é observar as diferentes realidades que os jovens do Brasil enfrentam, e compreender o que é determinado como direitos humanos em âmbito educacional e social dos jovens de diferentes classes sociais do ensino médio, e como caracterizam situações de violência. MATERIAIS E MÉTODO: A partir de uma pesquisa descritiva e exploratória, operacionalizou-se a estudo por meio de pesquisa-ação, com a participação de grupos focais, onde os tópicos como violência, direitos humanos, justiça restaurativas, democracia deliberativa entre outros foram estudados, e a coleta de dados da entrevista dos grupos-focais, foram analisados e discutidos. Um tema interligado com os direitos humanos e as práticas restaurativas utilizadas para a resolução de conflitos no espaço escolar. RESULTADOS: A partir dos resultados obtidos, analisa-se como os adolescentes do ensino médio avaliam a violência presente nesse espaço. Em relação aos Diretos Humanos, nota-se, que os estudantes apresentam um pouco de dificuldade de definir, porém eles tem ciência da importância. Assim também da democracia deliberativa, nota-se a relevância da participação dos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presente investigação buscou observar como uma proposta de educação de qualidade alinhada com a educação em direitos humanos, se parte do pressuposto de que todos os jovens têm de conhecer seus direitos e conviver em meio a uma sociedade pacífica, onde possam aproveitar as oportunidades que são propostas e viáveis para um agora de participação livre e crítica dos educandos, e um futuro promissor.

PALAVRAS-CHAVE: : Direitos humanos; Violência; Práticas restaurativas; Juventude; Instituição educacional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador