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PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS DIVULGADAS NO OBSERVATÓRIO VIRTUAL

NASCIMENTO, João Pedro Do Prado ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
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Curso do(a) Estudante: Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Na atual conjuntura da comunicação digital e do compartilhamento de conhecimento, os portais de conteúdos desempenham um papel fundamental como espaços para o compartilhamento de experiências e informações referentes à determinados nichos e públicos, entre estes nichos está a educação. A pesquisa em questão integra o Projeto “OBSERVA – Observatório virtual do compartilhamento de práticas inovadoras no ensino superior”. Estudos demonstram que os professores universitários valorizam a oportunidade de ouvir relatos de experiências exitosas de seus colegas, especialmente quando acompanhados de instruções para aplicação das estratégias. Com base nesses achados, optou-se por disponibilizar vídeos e textos breves, enriquecidos com conteúdo teórico e materiais de apoio, no portal, visando auxiliar os profissionais docentes em seu aprimoramento profissional. Como consequência, uma das atividades realizadas no Portal é a elaboração de textos a partir das entrevistas concedidas pelos professores que discorrem sobre suas práticas. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é analisar o processo de retextualização na produção de conteúdo para o portal de compartilhamento docente observa. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa se fundamentou na abordagem da Linguística Textual de Marcuschi (2002) juntamente com a teoria de Bakhtin (1997), partindo do pressuposto de que todas as esferas da atividade humana estão em convergência com a linguagem. Os autores ressaltam que cada gênero textual fornece um conjunto específico de características linguísticas e estruturais que cumprem um proposito comunicativo único. A perspectiva metodológica qualitativa emprega uma variedade de técnicas de coleta de dados, como entrevistas, observação participante, análise documental e estudos de caso, com o intuito de capturar as nuances e particularidades dos fenômenos investigados. Os dados são analisados de forma indutiva, ou seja, os padrões e significados emergem do próprio material coletado, permitindo uma abordagem flexível e adaptativa ao longo do processo de pesquisa, o que pode ser aplicado para a análise do processo de retextualização. Foram analisados dois trechos transcritos da entrevista, assim como a introdução do texto escrito publicado no Portal. RESULTADOS: Os resultados obtidos destacam que a execução do processo de retextualização conduzida por um participante do Observa se alinha de maneira coerente com as operações linguísticas identificadas por Marcuschi como essenciais para essa tarefa. Isso reforça a relevância das estratégias empregadas na transformação da modalidade oral para a escrita, possibilitando uma comunicação efetiva e adequada ao contexto do Portal. Além disso, esta análise permitiu a elaboração de um Checklist para o processo de retextualização, a ser utilizado nas próximas produções do portal e será validado no próximo projeto de pesquisa PIBIC. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Neste ensejo, a pesquisa contribui para um aprofundamento e facilitamento na compreensão desse processo, levando em consideração o propósito comunicativo do Observa.

PALAVRAS-CHAVE: Retextualização; Gênero textual; Portal web.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos do CNPq (Edital externo).
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador