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A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS SOBRE A COMUNICAÇÃO E MÍDIAS NO AMBIENTE DOMÉSTICO

SOUZA, Jonas Alves De ¹; DEBIASI, Carlos Alberto ²
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Curso do(a) Estudante: Cinema E Audiovisual – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Cinema E Audiovisual – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Desde a implantação da televisão na década de 1950 no Brasil esta forma de comunicação foi ganhando notável espaço no ambiente doméstico brasileiro. Dos modos de produção ainda incipientes, conforme demonstrado por Goulart et al (2010), a produção televisiva se intensificou e se complexificou; gerou inúmeros tipos de conteúdo para serem consumidos. Desse modo, as sucessivas gerações assistiram novelas, programas jornalísticos, filmes, jogos esportivos, eventos ao vivo – e mais recentemente – os reality shows. O advento de outras formas tecnológicas da informação, representado predominantemente pela internet e os dispositivos móveis, fez com que a retenção da audiência televisiva declinasse. A chamada geração Z, composta por pessoas que nasceram entre 1990 e 2010, ficou conhecida por crescer em uma época na qual a presença das tecnologias digitais já se encontravam amplamente difundidas – com o acesso à internet sendo desenvolvido em inúmeros artefatos como celulares, tablets e até mesmo relógios. Porém, o uso da televisão não está descartado nessa nova geração: novas formas de consumo giram em torno desse meio de comunicação. OBJETIVOS: Diante do cenário em constante mudança e interação das redes sociais e a televisão, a pesquisa procura mapear que tipo de redes sociais são utilizadas no processo de debate público virtual entre espectadores de televisão. A intenção é realizar o mapeamento em uma amostra pequena e dedicada à cidade de Curitiba e focada nos usos domésticos do televisor – por compreender que esse espaço é fundamental para a análise desse meio de comunicação. O objetivo secundário procura entender em quais locais físicos do ambiente doméstico esse tipo de interação acontece, em que circunstâncias e diante de quais programas. A hipótese é que esses dados podem servir para perceber essa interação impacta tanto na forma como esse conteúdo interfere na rotina das pessoas nesse lugar quanto também que é a partir desse tipo de interação que gera impactos no modo de produção de conteúdos audiovisuais como novelas, séries, filmes e até mesmo no tempo de tela de artistas ou contratos publicitários com figuras públicas devido a influência do engajamento.
MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa utiliza a coleta de dados por meio de questionário online para entender como se dão as relações de consumo sincrônico entre a televisão e as redes sociais e, a partir da resposta, elegeu um participante para realizar uma entrevista em profundidade e procurar mapear esse hábito e interação. RESULTADOS: A análise dos dados permite compreender que o uso sincrônico da televisão e das redes sociais acontece durante o consumo no ambiente doméstico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A entrevista aprofundada deu uma proporção de ideia do quando público e mídia estão caminhando juntos e integrados, já que ambos se conectam em vários sentidos e pessoas do mundo todo utilizam o meio digital para entretenimento, notícias, conhecimento e socialização. A pesquisa serve para apontar que a mídia televisiva segue bastante presente nesse ambiente – mas também por outro lado convivendo com outras telas e interações que promovem novas integrações e fomentam diferentes relações com os meios de comunicação e a realidade.

PALAVRAS-CHAVE: Ambiente doméstico; Redes sociais; Consumo; Ambiente digital; Televisão

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador