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“FAKE NEWS” COMO AGENTES DE DESCREDIBILIZAÇÃO DO JORNALISMO POLÍTICO NO BRASIL

BORBA, Nathália Carvalho De ¹; COLOMBO, Renan ²
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Curso do(a) Estudante: Jornalismo – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Jornalismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Com foco nas eleições majoritárias de 2022 e seus dois candidatos principais na disputa pelo cargo de presidente da República, o período eleitoral foi marcado pelo partidarismo e conflitos ideológicos dentro da sociedade brasileira, constantemente fomentados pela mídia. OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a postura e conduta do jornalismo político brasileiro do século XXI, através de uma análise minuciosa da cobertura do período eleitoral pela rede de rádio e TV Jovem Pan. MATERIAIS E MÉTODO: O presente trabalho se constituiu de uma análise de conteúdo de títulos de episódios do programa de televisão “Os Pingos nos Is”, da emissora Jovem Pan. RESULTADOS: Dentre os veículos de comunicação fortemente envolvidos no debate, a Jovem Pan destacou-se como figura representante de ideias antidemocráticas e inconstitucionais que atuam como agentes da descredibilização da profissão do jornalista como um todo. Seu programa de grande audiência e público consolidado, “Os Pingos nos Is” atuou como voz da extrema direita brasileira em busca da reeleição de seu candidato, através de ataques diretos à oposição que consolidaram-se como percurso antiético da conduta jornalista adequada em períodos eleitorais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tal comportamento foi evidenciado através de uma avaliação e mensuração de dados com base em conceitos como o jornalismo declaratório. PALAVRAS-CHAVE: Desinformação; Fake news; Telejornalismo; Jornalismo político.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador