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DESAFIOS PARA MANTER PRÁTICAS ÁGEIS EM PROGRAMAS DE MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE APÓS A AVALIAÇÃO

CRUZ, Brunno Tatsuo Noda Bandeira Da ¹; ALBUQUERQUE, Regina Fabia Lopes De ²
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Curso do(a) Estudante: Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A Avaliação de Maturidade tem como objetivo orientar organizações no aprimoramento de seus processos de software. Em linhas gerais, quanto mais elevado o nível de maturidade, mais práticas ágeis tendem a ser incorporadas ao repertório das empresas. No entanto, pesquisas recentes revelam que, contrariamente a essa tendência, algumas empresas estão deixando de lado certas práticas, como o Desenvolvimento Dirigido por Testes (TDD). Entretanto, a motivação por trás desse abandono permanece uma incógnita. OBJETIVOS: AO objetivo geral deste projeto é: Compreender os desafios do uso de práticas ágeis em programas de melhorias de processos de software em empresas avaliadas. MATERIAIS E MÉTODO: Para o alcance deste objetivo foi conduzido um survey em três empresas de TI, avaliadas em modelos de maturidade no estado do Paraná. A análise foi descritiva. RESULTADOS: A pesquisa obteve a participação de três empresas de TI. Dentro das 57 práticas ágeis abordadas no questionário, constatamos que a ATDD e o Lead Time foram abandonados durante o processo de avaliação de maturidade. Os motivos que emergiram para o abandono das práticas ágeis incluem a falta de treinamento, comunicação inadequada, limitações de recursos, dificuldade em demonstrar os benefícios, desafios de gestão e insuficiência de competências. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estes resultados podem ser utilizados por empresas de TI que buscam implementar e dar continuidade a melhoria de processos de software, com vistas definir estratégias que reduzam os riscos de fracasso nestas iniciativas.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação de maturidade; Práticas ágeis; Modelo de maturidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador