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IGUALDADE DE GÊNERO: MICROTRANSFORMAÇÕES A NÍVEL INSTITUCIONAL

SANTOS, Marcos Eduardo Dos ¹; NEVES, Raquel Cristina Silva Das ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina, PR.

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa visa proceder uma análise da igualdade de gênero, em conformidade com o padrão de renomadas instituições de ensino europeias, baseadas em políticas da União Europeia que se encontram em consonância com a agenda ONU pelo desenvolvimento sustentável. Nessa esteira, a PUCPR campus Londrina, PR, enquanto uma instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos fundamentais tendo como princípio uma visão humanitária, pode ser um micro espaço social para implantação de políticas institucionais que visam fomentar a igualdade efetiva no âmbito de gênero, para além do aspecto masculino/feminino, atendendo a agendas internacionais.
Justifica-se, a adoção de tais medidas para implementação de igualdade de gênero no âmbito institucional de modo a contribuir, ainda que paulatinamente, para a formação de uma sociedade mais consciente do respeito ao tema. OBJETIVOS: A pesquisa visou analisar, especificamente no interior da instituição de ensino PUCPR campus Londrina, PR, o impacto das questões de gênero nas relações acadêmicas no plano das relações docentes-docentes; docentes discentes; discentes-discentes; de modo a implantar medidas com o propósito de transformar os papéis e identidades de gênero contribuindo para mudanças institucionais que permitam alcançar uma igualdade efetiva. MATERIAIS E MÉTODO: Quanto à natureza trata-se de pesquisa aplicada, quanto ao objetivo uma pesquisa descritiva que também pode ser classificada como exploratória/explicativa utilizando coleta de dados através de questionários. RESULTADOS: Os resultados revelaram a predominância de participantes do gênero feminino, o que está em linha com o escopo da pesquisa, já que as mulheres são frequentemente as mais afetadas pelas questões de igualdade de gênero. Entretanto, a amostra utilizada foi relativamente pequena, o que pode limitar a generalização dos resultados para a população em geral. Alguns participantes apresentaram respostas divergentes e indecisas em relação à definição de igualdade de gênero, o que destaca a complexidade e a falta de consenso sobre o assunto. Esse achado foi crucial para a evolução do pensamento, levando à reflexão sobre a necessidade de abordagens multifatoriais para promover a igualdade de gênero e a importância da educação e conscientização para desconstruir estereótipos de gênero e promover uma cultura de respeito e inclusão. Apesar dos pontos positivos da pesquisa, como a relevância da temática, alguns pontos negativos também foram identificados, como a amostra reduzida e a falta de revisão de literatura prévia. Contudo, os dados encontrados estão alinhados com a literatura sobre a igualdade de gênero, evidenciando a importância de políticas públicas e ações individuais e coletivas para promover mudanças significativas nessa área. As respostas divergentes e indecisas dos participantes também estão de acordo com estudos anteriores, que apontam a complexidade e a falta de consenso sobre a temática, por possível influência do patriarcado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa permitiu reconhecer que ainda há desafios a serem superados no que se refere a uma igualdade institucional de gênero o que representa um desafio, novas oportunidades de aprendizado e aprimoramento para implementação de novas ações, que podem se servir dos resultados dessa pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Igualdade de gênero; Educação; Instituição; Feminismo; Políticas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador