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APRENDIZADOS EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O USO DA PRÁTICA REFLEXIVA

SANTOS, Leonardo Cavalli Maran ¹; MALUCELLI, Andreia ³; BINDER, Fabio Vinicius ³; DORS, Tania Mara ³; REINEHR, Sheila Dos Santos ²
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Curso do(a) Estudante: Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: É inegável a dependência da sociedade moderna em relação às tecnologias, especialmente as relacionadas aos smartphones. A demanda por novos softwares, cada vez mais especializados, cria escassez de profissionais qualificados para o seu desenvolvimento. A Apple, em parceria com a PUCPR, lançou a Apple Developer Academy (Academy), oferecendo um método de aprendizagem inovador, Challenge Based Learning (CBL), para preparar estudantes para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Pesquisas anteriores mostraram que a prática reflexiva utilizada na Academy resultou em melhorias nas habilidades, padrões comportamentais e resiliência emocional dos estudantes. OBJETIVOS: Analisar os efeitos da prática reflexiva na percepção da evolução do estudante em um ateliê de desenvolvimento de software, em uma perspectiva longitudinal. MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado foi o estudo de caso, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 11 estudantes. Os entrevistados tiveram uma experiência com a realização das práticas reflexivas na Academy que abrangeu a realização de diversos desafios usando o CBL durante o primeiro semestre de 2023. As informações coletadas foram submetidas a análises utilizando as abordagens de codificação aberta e axial da Grounded Theory, com o suporte da ferramenta de análise Atlas.ti. RESULTADOS: Os resultados pontuados demonstram que os artefatos gerados pelos estudantes entrevistados foram capazes de identificar as consequências da aplicação da prática reflexiva em um ambiente de ensino. Estas consequências foram reportadas como uma melhoria de competências comportamentais, compreensão desenvolvida em relação a habilidades técnicas pessoais adquiridas e/ou desenvolvidas. A análise longitudinal trouxe noção da eficácia em trazer resultados constantes para os aprendizes do ateliê, porém os resultados se diferem, mostrando que a prática sempre irá impactar nas competências que os estudantes apresentarem uma maior lacuna de conhecimento. Foi ainda percebido que as reflexões em grupo levam a um amadurecimento da empatia, gerando um ambiente de confiança para a reflexão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Avanços tecnológicos constantes geram desafios para profissionais em formação, exigindo evolução nas metodologias de ensino. A prática reflexiva demonstra eficácia em desenvolver competências essenciais para produção de qualidade, oferecendo resultados adaptáveis às necessidades individuais ao longo do tempo. O autoconhecimento promovido pela prática permite autocritica, auxiliando na melhoria das habilidades requeridas pela produção de tecnologias.

PALAVRAS-CHAVE: Prática Reflexiva; Ateliê de Software; Ensino de Engenharia de Software; Desenvolvimento de apps; Challenge Based Learning

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador