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COMPARTILHAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS REDES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

PEREIRA, Anna Beatris ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
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Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O Portal Observa se trata de um espaço virtual (https://l1nq.com/0m3b8), compreendido por um website, redes sociais e canal no YouTube, cujo propósito está na democratização do acesso a práticas pedagógicas experienciadas por professores do ensino superior. Esse conteúdo é produzido a partir de entrevistas online realizadas mensalmente e transmitidas nas redes pela internet. Para isso, algumas ferramentas, técnicas e estratégias presentes no marketing e na comunicação foram aplicadas, como a curadoria de conteúdo digital (Bassani; Magnus, 2020 e outros, o conceito de persona (Sturmer et al., 2019) e o copywriting voltado para a provocação de emoções e ações utilizando gatilhos mentais (Carnegie, 2019; Cialdini, 2021). OBJETIVOS: Esta pesquisa teve por objetivo verificar como as técnicas e estratégias de curadoria de conteúdo digital e comunicação nas redes poderiam auxiliar para a ampliação do acesso ao portal pelo docente no ensino superior. MATERIAIS E MÉTODO: Foram verificadas 70 publicações compartilhadas nas redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram, utilizando métricas quinzenais analisadas por meio de gráficos e tabelas entre agosto de 2022 e julho de 2023 sob um enfoque temático e de linguagem empregada na escrita, bem como a análise de SEO a partir do número de acessos ao website do Portal Observa. RESULTADOS: Os resultados gerais indicaram que os reels com trechos das entrevistas ao vivo, posts informativos sobre as entrevistas, atualidades e tecnologia relacionada a educação (como dicas de recursos para utilização em sala e ChatGPT) foram os conteúdos que mais obtiveram alcance nas redes sociais. No que diz respeito a linguagem, todas as postagens dialogaram com a persona consumidora (profissionais consolidados na educação, principalmente mulheres, entre 35 e 54 anos), mas a maioria acabou por solicitar que os leitores tivessem uma determinada ação sem antes estimular, por meio da escrita, uma reação afetiva, reflexiva etc. A publicação de um sorteio, em que se buscava comentários/mensagens nas redes e no website como condição para concorrer, se mostrou uma exceção efetiva e gerou boas métricas, característica comum no aspecto persuasivo do marketing quando se oferece algo, mas com a exigência de que o usuário realize alguma coisa em troca. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ademais, para a estabilidade no meio digital, é ideal que as publicações estejam apoiadas numa curadoria digital detalhada e sejam constantes e diversificadas, com temas relevantes relacionados diretamente as práticas pedagógicas, evitando longos períodos de inatividade, pois isso interfere negativamente no engajamento, diminuindo o alcance das redes sociais para novas pessoas. Também, para a ampliação da comunidade docente objetivada desde o princípio, se vê necessária a busca por uma identidade própria e marcante do Portal Observa como espaço virtual e interface educativa voltada para a comunidade de professores do ensino superior, a qual seja reconhecida prontamente pelo público-alvo, como os tons de cores utilizados, as escolhas do que e como comunicar e a temática matriz – a prática pedagógica -, cujo não cumprimento corresponde a uma falha de organização e de padronização e ao desuso do website. Como produto resultante dos dados, foi proposta uma checklist englobando possíveis práticas assertivas.

PALAVRAS-CHAVE: Prática pedagógica; Ensino superior; Redes sociais; Curadoria digital; Copywriting.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador