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APRENDIZADOS EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O PROCESSO SELETIVO SOB A ÓTICA DE MYERS-BRIGGS

QUADROS, Vitor Bianchini De ¹; MALUCELLI, Andreia ³; BINDER, Fabio Vinicius ³; REINEHR, Sheila Dos Santos ²
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Curso do(a) Estudante: Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Com a necessidade de fornecer uma formação completa na área de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, a PUCPR e a Apple realizam um projeto que opera no formato de Ateliê de Software. O processo seletivo utiliza formas próprias para selecionar os perfis mais adequados ao tipo de profissional adequado ao curso. O processo sofre modificações a cada edital de seleção, refletindo os aprendizados ocorridos nas edições anteriores. Por se tratar de atividades cognitivas, acredita-se que o tipo de personalidade possa influenciar no sucesso do estudante no curso. OBJETIVOS: O objetivo deste projeto foi analisar o processo seletivo do ateliê de software sob a ótica de Myers-Briggs em uma perspectiva longitudinal. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa se enquadra como exploratória e descritiva, utilizando estudo de caso. RESULTADOS: Foi enviado aos alunos do ateliê de software um questionário de tipos de personalidade, utilizando o método MBTI. Professores do ateliê foram entrevistados para identificar os estudantes destaque. A análise do desempenho do estudante em relação à personalidade forneceu indícios promissores. O estudo identificou que estudantes com a personalidade ESFJ são os que mais se destacaram na Turma 2021-2022 do ateliê. Os resultados da Turma 2023-2024 ainda são preliminares, uma vez que a turma está em andamento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entende-se que é possível utilizar o teste de MBTI para complementar as atividades do processo seletivo do ateliê de software.

PALAVRAS-CHAVE: MBTI; Myers-Briggs Type Indicator; Ateliê de software; Tipos de personalidade; Engenharia de software.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador