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O CURITIBANO E A TELEVISÃO: ESTUDO QUALITATIVO DOS USOS DA TELEVISÃO NO CONTEXTO DOMÉSTICO NA CIDADE DE CURITIBA NO ANO DE 2022

GOULART, João Américo Harrich ¹; DEBIASI, Carlos Alberto ²
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Curso do(a) Estudante: Jornalismo – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Cinema E Audiovisual – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Pelo seu grande apelo comercial desde a implantação na maior parte do mundo a partir dos anos 1950, a televisão sofreu mutações que poderiam compará-la a uma espécie de ser vivo que forçosamente fosse sendo modificado pelo ambiente em que está localizada. Desde sua criação, tanto a televisão como tecnologia e a televisão como forma cultural sofreram transformações e modificações; hoje em dia, os modernos aparelhos digitais permitem a recepção de imagens ultrarrealistas, o acesso a streamings diversos e, com o uso sincrônico de um aparelho celular, até trocar mensagens e conversas quase instantâneas entre apresentador e telespectador. Um exemplo disso é a TV Curitiba, que tem se reinventado nos últimos anos para disputar o tempo e atenção dos seus consumidores, pelo fato de isso ser muitíssimo precioso. Os programas de TV das duas maiores emissoras paranaenses, como o Meio-dia Paraná, da RPC e o Balanço Geral, da RICTV utilizam de mecanismos para se aproximar de seus telespectadores através de mensagens e participações, para que assim, o telespectador se sinta mais acolhido. A partir desse cenário complexo, de que maneira se pode localizar a televisão na contemporaneidade a partir de um campo de pesquisa local que permite gerar dados de sua utilização? OBJETIVOS: Estudar em qual contexto doméstico a televisão está presente, assim como confirmar e possivelmente, entender a cultura televisiva os hábitos da população em Curitiba e identificar como e por que cada canal e programa de televisão aberta dialoga com seu público, como também, possivelmente entender como os telespectadores consomem tal produto no ambiente doméstico. MATERIAIS E MÉTODO: Coleta de dados por meio de questionário online e coleta de dados em entrevistas qualitativas a partir dos participantes da primeira fase da pesquisa. RESULTADOS: A partir dos dados obtidos e da análise realizada dos conteúdos, foi possível perceber que a cultura televisiva está presente disputando espaço com outros aparelhos eletrônicos e meios de comunicação. Serve como ruído de fundo para atividades cotidianas, fonte de informação e entretenimento para momentos de descanso. No que diz respeito à diferentes gerações, o hábito de ver televisão muda com mais tempo dedicado a outras atividades no caso dos mais jovens. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Neste relatório é possível perceber o impacto da cultura televisiva na cidade de Curitiba e região Metropolitana. Mesmo em 2023, a televisão tem espaço no cotidiano, mesmo disputando atenção com outros meios de comunicação, como celulares, plataformas de streaming e redes sociais. A televisão tem o poder de monopólio sobre alguns eventos. Há uma clara diferença no uso da televisão entre as gerações mais novas e mais velhas, sendo esta última a que possui um hábito maior. Isso se dá por conta dos novos meios de comunicação.

PALAVRAS-CHAVE: Televisão; Público; Curitiba; Doméstico; Comunicação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador