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O USO DA MANUFATURA ADITIVA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO CAMPUS LONDRINA

SANTOS, Pedro Henrique De Souza ¹; AOKI, Roberto Masahiko ²
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Curso do(a) Estudante: Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Produção – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A evasão de estudantes no ensino superior é um desafio global em várias universidades e também se aplica no curso de engenharia. Estudantes de engenharia frequentemente enfrentam lacunas em conhecimentos básicos de matemática e física, resultando em dificuldades desde o início do curso. O desempenho dos alunos em exames como o ENEM não reflete diretamente sua performance nas disciplinas de cálculo, mostrando a discrepância entre avaliação e demandas reais do curso. A Manufatura Aditiva, conhecida como Impressão 3D, existe desde os anos 80, mas avanços recentes em materiais e eletrônica a tornaram uma ferramenta presente em diversos setores. A tecnologia permite criar objetos a partir de modelos CAD, promovendo a aprendizagem ativa. No ensino de Engenharia de Produção, a impressão 3D pode criar materiais de apoio que elucidam conceitos complexos, atendendo às necessidades da Indústria 4.0. OBJETIVOS: O presente estudo tem como foco avaliar a utilização da tecnologia de Manufatura Aditiva, especificamente a Modelagem por Fusão e Deposição (FDM), e seus produtos como ferramenta eficaz para promover a aprendizagem ativa nas disciplinas do curso de Engenharia de Produção no Campus Londrina. MATERIAIS E MÉTODO: O entendimento das etapas da Manufatura Aditiva foi através da análise de artigos e capítulos de livros, contribuindo para a clareza do projeto. A identificação das disciplinas adequadas envolveu uma avaliação minuciosa da matriz curricular atualizada, considerando ementas e temas centrais. A perspectiva dos alunos de Engenharia de Produção foi estudada por meio de pesquisa anônima no Google Forms, explorando a viabilidade de atividades baseadas em impressões 3D, incluindo a indicação de disciplinas de maior dificuldade. A seleção das disciplinas resultou da análise das respostas obtidas e discussões com docentes para embasar o desenvolvimento de materiais relevantes. Investigou-se também o material existente relacionado ao curso, identificando projetos de Impressão 3D alinhados às ementas. Focando nas disciplinas de física como promissoras, projetos adequados foram procurados no Thingiverse, uma plataforma online de impressão 3D. Foram necessários ajustes nos arquivos para garantir compatibilidade com a impressora e otimização dos parâmetros de impressão no software Ultimaker Cura. RESULTADOS: A pesquisa destacou disciplinas candidatas à implementação de atividades com objetos impressos em equipamento 3D. A disciplina selecionada foi Física do Movimento. Um projeto de catapulta foi escolhido para explorar lançamentos de projéteis. O experimento demonstrou conceitos físicos, como trajetória, inércia, a primeira lei de Newton e a independência dos movimentos nas direções x e y. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Manufatura Aditiva foi apresentada como uma ferramenta complementar ao ensino tradicional, permitindo a impressão de materiais que tornam os conceitos teóricos mais concretos e interessantes. A abordagem multidisciplinar prepara os alunos para a Indústria 4.0. Entretanto, a implementação da Manufatura Aditiva exige planejamento, investimento e capacitação docente. Conclui-se que a Manufatura Aditiva, aliada às metodologias ativas, pode melhorar o ensino de Engenharia de Produção. Através disso, os alunos podem desenvolver habilidades práticas, aprimorar sua compreensão teórica e fortalecer sua motivação e envolvimento na aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Manufatura Aditiva; Aprendizagem Ativa; Impressão 3D.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador