Logo PUCPR

A INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA COMO AGENTE POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS ATRAVÉS DO BRINCAR

FARIA, Nicolle Freder Doná ¹; RIBAS, Cristiane Goncalves ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A idade 2 a 3 anos compreende um período essencial no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizagem, fazendo com que se torne a criança suscetível aos estímulos ambientais que lhe forem oferecidos, podendo assim cooperar para um desenvolvimento pleno ou em contrapartida para a obtenção de diversas lacunas motoras, cognitivas e sociais. Razão pela qual a inserção a escola e demais ambientes ricos em experiências sensoriais são de suma importância para um desenvolvimento global adequado, visando qualidade de vida. OBJETIVOS: : Avaliar e facilitar o processo de alfabetização e letramento de crianças matriculadas na educação infantil, por intermédio da relação entre a fisioterapia e a psicomotricidade, proporcionando melhora significativa nas condições de relações sociais, cognitivas e motoras. Buscando informações múltiplas para compreensão referente a evolução psíquica e motora no período infantil, para que por fim possamos estabelecer conclusões sobre a conduta terapêutica correta, visando a individualidade de cada criança pertencente ao estudo. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada a categorização das mais relevantes informações através de uma revisão bibliográfica referente às contribuições da fisioterapia no processo de desenvolvimento neuropsicomotor e alfabetização infantil, de maneira concisa, juntamente com a obtenção de dados obtidos em uma intervenção prática, no Centro Educacional Marista, referente as crianças de 2 a 3 anos. Através da Escala de desenvolvimento motor: adaptação de Vitor da Fonseca (1978), compilando o nível de desenvolvimento motor dos mesmos e quais suas lacunas físicas, psíquicas e sociais RESULTADOS: Os resultados sugerem que fatores de risco ambientais, socioeconômicos, genéticos e multifatoriais são as principais causas de atrasos neuropsicomotores, fazendo com que as crianças necessitem de imediata intervenção psicomotora, para que as mesmas não sofram com consequências futuras causadas por lacunas obtidas no início de sua infância como dificuldade de aprendizagem no período escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, pode-se observar que a intervenção psicomotora juntamente a inserção á ambiente escolar e demais ambientes ricos em experiências multissensoriais, resultam em desenvolvimento global e qualidade de vida, proporcionando a criança autoestima, independência, socialização, confiança, interação com os ambientes em que vive, relações interpessoais e demais fatores.

PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade; Brincar; Intervenção e Fisioterapia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador