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A MEDITAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA AUTOCOMPAIXAO, EMOCÕES E ESPIRITUALIDADE

ALEXANDRE, Luna Murillo Santos ¹; FRANCO, Camila Ament Giuliani Dos Santos ³; MORAES, Valcir ³; FRANCO, Renato Soleiman ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A meditação consiste na prática de focalização e vivencia no momento presente, a partir da integração de mente e corpo. Essa prática proporciona bem-estar, sensação de relaxamento, melhora na autocompaixão e desenvolvimento de coping espiritual. Além disso, reduz os níveis de ansiedade e estresse, bem como promove autoconhecimento. OBJETIVOS: Analisar como a prática meditativa pode influenciar o coping espiritual, autocompaixão e sofrimento psíquico entre os estudantes universitários. MATERIAIS E MÉTODO: A comunidade acadêmica da PUCPR maiores de 18 anos foram convidados a participar do estudo e fazer a escolha entre as modalidades ofertadas – Exercícios Espirituais Inacianos, Exercícios de Atenção Plena, Meditação Oriental e Exercícios de Respiração e Concentração. Após aceitarem o convite, eram convidados a responder um pré-teste. Após 8 sessões – realizadas entre agosto de 2022 e junho de 2023– de meditação com duração de 60 minutos, foram convidados a responder um pós-teste. O pré e pós-testes consistiam na aplicação de três instrumentos de pesquisa – SRQ-20, CRE-14 e Escala de Autocompaixão. No questionário pós-teste, além dos instrumentos de pesquisa, também foram aplicadas questões abertas referentes a opinião dos participantes em relação a efetividade e contribuições das sessões de meditação. A análise desses dados se deu por estatística descritiva (média, mediana, desvio padrão e demais medidas para frequência e caracterização da amostra), bem como comparações por amostras pareadas com teste-t de students. RESULTADOS: Do total da amostra, constatou-se um importante aumento nos índices de autocompaixão, diminuição de sintomas relacionados a transtornos mentais e redução nos níveis de coping espiritual negativo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prática meditativa se mostrou uma proposta de intervenção relevante e influente para a comunidade acadêmica, atingindo o seu objetivo enquanto espaço de acolhida e autoconhecimento. Essa influência atua nas variáveis psicológicas, sociais e no desenvolvimento acadêmico em geral.

PALAVRAS-CHAVE: 1.Prática meditativa; 2.Espiritualidade; 3.Coping Espiritual; 4. Emoções; 5. Comunidade acadêmica

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador