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INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS DE WITTGENSTEIN: O CONTEXTO DE UMA ANTROPOLOGIA CERIMONIAL

SCREMIN, Selma Simões Dequêch ¹; VALLE, Bortolo ²
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Curso do(a) Estudante: Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A filosofia de Wittgenstein é ainda hoje muito importante para se pensar os problemas da linguagem, já que na atualidade, há um grande uso de tecnologias envolvendo inteligência artificial, especialmente as que procuram fazer as máquinas refletirem o pensamento humano, e o que há de mais difícil de se “reproduzir”, é justamente o nosso pensamento ordinário. OBJETIVOS: 1. Analisar, a partir do contexto de Investigações Filosóficas de Wittgenstein as condições para o estabelecimento de uma antropologia cerimonial. 2. Identificar os principais temas apresentados em Investigações Filosóficas tais como: jogo de linguagem, forma de vida e seguimento de regras. 3. Analisar a constituição de uma antropologia onde as relações se especifiquem desde a condição de uso da linguagem. MATERIAIS E MÉTODO: Para a redação desse relatório, utilizamos como fonte primária a obra de Wittgenstein, Investigações Filosóficas (1953), tendo como referência uma leitura prévia de comentários à Tractatus Logico-Philosophicus (1921), por se tratar de uma obra de contraste que marca um tipo de “transição” no pensamento do filósofo, de algo mais dedicado a pensar a linguagem formalmente para uma investigação de seus usos no cotidiano, valorizando ela em seu sentido comum em diferentes contextos, ou seja, dos “jogos de linguagem”. O “segundo Wittgenstein”, que se dedica ao uso público da linguagem e suas regras, é fundamental para compreender um tipo de antropologia cerimonial presente nas Investigações. Com a finalidade de auxiliar na compreensão, utilizamos como fonte secundária os artigos do professor orientador, que esclarecem a importância do aspecto cultural da linguagem para o ser humano, demonstrando também uma clara relação com a Psicologia, já que essa ciência, como todas as outras, depende da linguagem para funcionar e se fazer compreensível. RESULTADOS: Ludwig Wittgenstein, foi um filósofo vienense do século XX inserido no contexto de inovações no campo da ciência e da própria filosofia. O mérito de Wittgenstein se apresenta em sua preocupação distinta dos demais: a linguagem. Em sua primeira obra, o Tractatus Logico-Philosophicus (1921) apresentou sua Teoria do Significado, obra essa que seria mais tarde revisada trazendo redefinições. Em sua segunda obra, Investigações Filosóficas (1953), como reflexo de seu “retiro filosófico”, nos trouxe reflexões ainda hoje muito importantes, principalmente com sua concepção de linguagem ordinária, junto aos conceitos de jogos de linguagem, seguimento de regra e formas de vida. O nosso trabalho irá, portanto, discorrer sobre esses conceitos, e a partir deles, situar a questão antropológica e cerimonial por detrás deles. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir da tríplice “jogos de linguagem”, “regras de seguimento” e “formas de vida”, foi possível compreender de que forma é possível circunscrever uma antropologia cerimonial, uma vez que, nos jogos, encontramos um sentido lúdico para a comunicação ordinária, de forma que discorrer sobre “a essência da linguagem” não implique em chegar a algum tipo de ontologia, isto é, “o ser da linguagem”, pelo menos não à medida que isso signifique um “ser estático”, mas compreender a linguagem pela linguagem e na linguagem, isto é, na forma de se expressar cotidianamente

PALAVRAS-CHAVE: Antropologia Cerimonial; Investigações Filosóficas.;Linguagem ordinária.;Cultura; Filosofia da Linguagem.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador