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DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DE ESTUDANTES NO SEGUNDO ANO DO CURSO DE MEDICINA: EXPECTATIVAS E VALORES PESSOAIS NA PRÁTICA CLÍNICA

PANDINI, Giulia Karolina Sotem ¹; FRANCO, Renato Soleiman ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No segundo ano do curso de Medicina, os estudantes enfrentam desafios em sua formação identitária. Esses estudantes tendem a vir de um início de curso com uma visão idealizada da prática médica, com ênfase na relação médico-paciente e atributos de um bom médico ligados à motivação humanitária. Conflitos surgem entre expectativas e realidade, requerendo engajamento moral e maturidade para lidar com dilemas morais e a incapacidade de curar. Entender as expectativas e valores dos alunos é crucial para aprimorar a formação médica e estimular profissionais éticos e comprometidos com o bem-estar dos pacientes. OBJETIVOS: Analisar os processos de formação da identidade profissional e moral de estudantes de Medicina no início do ciclo pré-clínico (segundo ano do curso). MATERIAIS E MÉTODO: Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória de campo sobre o processo de formação dos participantes. Agendaram-se entrevistas em grupos. Foram realizadas quatro entrevistas em grupos focais, ao todo, 91 minutos e 56 segundos de áudio foram gravados, após, todas as entrevistas foram transcritas e seu conteúdo foi armazenado. A análise seguiu o método de análise temática, seguido de análise posicional. RESULTADOS: O conteúdo das entrevistas foi organizado em 3 categorias. As categorias incluíram (A) Entendimento do profissional médico, (B) Desumanização no processo formativo (C) Agência moral. Dentre as categorias, criou-se 12 subtemas que se relacionam entre si. Os resultados delinearam discursos que passavam pela falta de clareza no entendimento do profissional médico, onipotência, questionar/pedir ajuda como um ato de inferioridade, construção do sentimento pessoal e percepção do sofrimento e estresse moral.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O entendimento do ser médico pelos estudantes está em constante desenvolvimento e permeado por ambiguidades, equilibrando a visão de cuidador integral com as demandas financeiras e responsabilidades. Fica marcante onipotência e insegurança de manifestar o desconhecimento ou até mesmo pedir ajuda ao professor. É essencial uma formação consciente e humanizada que considere esses desafios pessoais dos estudantes com o objetivo de preparar futuros médicos para os desafios éticos, emocionais e sociais da profissão.

PALAVRAS-CHAVE: 1.Formação identitária; 2. Visão idealizada; 3. Engajamento moral; 4. Comunicação médica; 5. Desafios na formação médica

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador