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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO “SABER SER” NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

SANTOS, Camile Vitoria Quiroga Dos ¹; MASSAMBANI, Marcelo Ortega ²
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Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Londrina, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Câmpus Londrina, PR.

INTRODUÇÃO: Nos dias de hoje, em um mundo volátil com incertezas e mudanças aceleradas, a formação de indivíduos com habilidades além das esperadas se faz necessário. Tendo isso em mente, a Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUCPR) se preocupa tanto com a formação de profissionais de sucesso, quanto no desenvolvimento de indivíduos competentes, solidários e que saibam agir diante dessas mudanças dentro do mercado e do mundo (PDI 2019-2023). OBJETIVOS: A relevância desta pesquisa se justifica a medida de criar um mecanismo de avaliação para medir tal desenvolvimento nos estudantes, assim o objetivo principal é elaborar critérios de avaliação (rubricas) adaptáveis à realidade do curso de graduação em Administração da PUCPR campus Londrina, PR. E em especifico, mapear as disciplinas que preveem o saber ser, validar o material elaborado pelo NEP sobre os indícios atitudinais do saber ser dentro das disciplinas da PUCPR, distribuir os indícios em diferentes graus de proficiência e avaliar qualitativamente a adequação desse trabalho. MATERIAIS E MÉTODO: Para alcançar esses, fez se necessário pesquisas em fontes confiáveis a fim de iniciar um referencial teórico, com a temática central: competências, que nortearam o entendimento para validação do material de apoio elaborado pelo NEP. Para cumprir nossos objetivos, foi realizado o mapeamento das disciplinas dos docentes a partir das matrizes de cada curso, em uma planilha detalhada que trazia o nome da disciplina, a competência, elemento e resultado de aprendizagem (RA). Em seguida, levando em consideração o conteúdo do material de apoio, foi possível indicar os indícios atitudinais, o nível da taxonomia de Fink e os sabres em ação presentes. RESULTADOS: A partir desse que desenvolvemos e criamos rubricas em níveis de proficiência, que teriam potencial para avaliar os alunos de forma objetiva, justa e clara. Aplicamos nosso piloto, por meio de uma avaliação 360°, onde os alunos avaliavam a si mesmos, seus colegas de equipe e o professor, levando em consideração um trabalho aplicado durante o semestre. Depois, foi preciso reunir todas as respostas e calcular a média de cada estudante por rubrica, por Saber-Ser e por fim, uma média geral para comparação. Tal analise foi fundamental para que o professor ponderasse as respostas dos estudantes e as rubricas criadas para chegar a nota final de cada aluno. Em sequência, a fim de avaliar e buscar futuras adequações a pesquisa, foi a vez de desenvolvermos ferramentas para medir a satisfação, reunir sugestões de melhorias e avaliar o andamento da avaliação. A ferramenta escolhida foi desenvolver questionários para os discentes, docentes e orientandos. Assim, foi possível reunir melhorias, pontos fortes e fracos que servirão de norte para possíveis mudanças em pesquisas futuras com o mesmo caráter. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, foi possível concluir a relevância da temática abordada e importância da presença dos critérios de avaliação para o Saber-ser incluído nas competências das disciplinas da PUCPR. Além de destacar o crescimento, desenvolvimento dos integrantes e o estimulo para dar continuidade a esta pesquisa, explorando mais professores, estudantes e cursos da universidade.

PALAVRAS-CHAVE: Critérios de avaliação; Rubricas; competências; Saber-ser; Indícios atitudinais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador